Escolas do Ensino Rural da rede Municipal participarão do Programa de Extensão Universitária “Mestres no Campo” da Universidade de Rio Verde (UniRV). As atividades práticas serão desenvolvidas pelos acadêmicos das Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, matriculados na disciplina de Sociologia e Extensão Rural.
O programa foi lançado no último dia 22, no auditório da UniRV com a presença do secretário de Educação Miguel Ribeiro, do vice-reitor, professor Dr. Aricio; o vereador Lucivaldo Medeiros; os pró-reitores e diretores da universidade e gestores e professores das Escolas do Ensino do Campo e os professores Dr. Charles Barbosa Santos e Ma. Francielly Paludo, responsáveis pela execução.
“Um programa como este é muito bem vindo às escolas, desta maneira estamos levando dinâmicas atrativas de estudos em que na prática eles desenvolverão ainda mais”, pontuou Miguel Ribeiro.
O secretário agradeceu a parceria da Universidade de Rio Verde nos projetos realizados nas escolas. “Essa é uma grande oportunidade que nossos alunos terão pensando no futuro que eles vão escolher tanto na área acadêmica quanto profissional”,, destacou.
A primeira escola que irá receber o programa é a EMREF Cabeceira Alta, com atividades voltadas à educação e preservação ambiental. No final de cada semestre serão realizados cursos e oficinas para os pais dos alunos e comunidade interessada sobre os temas: Produção de compostagem para reaproveitamento de sobras de alimento e produção de fertilizante para uso na horta; Produção de hortaliças orgânicas; Horta vertical; Banco de sementes e produção de mudas nativas do cerrado; Criação de abelhas e Processamento de produtos de origem vegetal e animal e os resultados serão apresentados como resumo expandido em congresso e enviados para a publicação em revistas cientificas e em periódicos de extensão.