Destacando a importância do ensino de ciências para a formação do aluno, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Filadelfo Jorge da Silva Filho, realizou uma atividade de aprendizagem em astronomia visando esclarecer as dúvidas dos estudantes referentes ao Sistema Solar.
A coordenadora pedagógica, Vanúzia Pereira relatou que o grupo que está promovendo a atividade não faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OAB), mas devido à escola estar participando, foi importante que os alunos tivessem contato com esse universo. “É fundamental que eles tenham uma noção do conteúdo, despertando o interesse e a curiosidade pelo assunto”.
Um dos idealizadores do trabalho com o planetário móvel que percorre escolas pelo Brasil, Leonardo Cavalcanti acredita que a intenção da iniciativa é informar e incentivar as crianças a conhecerem, romper conceitos errados, ensinando astronomia e valores humanos de forma prática. “Dentro do planetário móvel estão envolvidas atividades pedagógicas e curiosidades que motivam a reflexão, como por exemplo, a questão do meio ambiente”, destacou.
O aluno Paulo César Ferreira, de 11 anos de idade e que cursa o 7º ano, contou que aprendeu sobre áreas que não tinha muita facilidade de entendimento. “Aprendi sobre as estrelas, planetas e a importância de cuidar da Terra”, afirmou.
Foto: Tanabi Fedrigo
Atividade de astronomia esclareceu as dúvidas dos alunos quanto ao Sistema Solar.