Hoje foi dia de brincadeiras, palhaças e diversão na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Ribeiro em função do encerramento do projeto Circo.
As apresentações foram diversas e contaram com palhaços, dança, música, bambolê, malabarismo, equilibrismo, mágico, teatro, capoeira, encantadores de serpente e até domadora de leão.
A coordenadora pedagógica, Milka da Silva, destaca que a programação é um sonho realizado para todos os professores, coordenadores e a gestora, juntamente com os alunos. “Por meio da atividade, resgatamos a cultura, a memória e damos espaço ao ‘palhacinho’ que há dentro de nós”, enfatizou.
Todos os alunos da unidade estiveram envolvidos com a programação. “O projeto foi desenvolvido desde o início de 2013 e, se depender de nós, não vai morrer, mas sim continuar nos próximos anos”. Do ponto de vista pedagógico, Milka revela que foram estimuladas a socialização, o companheirismo, a amizade, o respeito, solidariedade e envolveu toda a unidade, incluindo também crianças com necessidades educacionais especiais.
A professora Izanilda Galvão salientou que foi emocionante desenvolver as atividades. “Descobrimos muitos talentos na escola e os próprios alunos trouxeram sugestões para a programação”, disse.
A gestora Maria Madalena Machado explicou que muitos alunos não tem contato com o circo e por meio do projeto eles passaram a entender melhor a arte circense. “Eles tiveram iniciativa de vir fantasiados e os pais apoiam trabalhos como este”, contou.
Mariana Santos, de nove anos de idade e aluna do 4º ano, disse que com o projeto aprendeu sobre a história do circo. Já Micael Silva, de sete anos de idade, acredita que no picadeiro acontece um espetáculo muito importante para a cultura.
Foto: Tanabi Fedrigo
Projeto foi encerrado hoje