Foi realizado na noite desta terça-feira, 7, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Brígida da Fonseca, o encerramento do círculo de palestras da Escola de Pais do Brasil (EPB).
Os casais coordenadores membros da Escola de Pais, Amadeu Carvalho e Dalva Rosa, acompanhados por Márcia e Wagner de Oliveira e o casal representante da EPB em Rio Verde, Aparecida e Fernando Sevilla participaram do encerramento.
Os temas abordados pelo grupo incluíram: Educação no mundo atual; Amor e segurança – alicerces de um desenvolvimento sadio; Mãe, esposa e mulher – sua atualidade; O pai e o exercício da paternidade; A maturidade dos pais na vivência familiar; Ação Educativa na infância e na meninice;
Dificuldades para se educar; Ação Educativa na Adolescência; Sexualidade Humana e Como marco o mundo com a minha presença.
Segundo Amadeu, os encontros na unidade foram um sucesso, 86 pessoas passaram pela escola e desse total foram diplomados 18 casais, os quais tiveram a frequência acima de 70% dentro dos sete círculos de debates promovidos. “Esta escola deveria funcionar como modelo, porque sempre que ministramos debates na unidade a participação da comunidade escolar é muito grande e o retorno por parte dos pais positivo, quem participa sempre relata melhoria na relação familiar e na educação dos filhos”, salientou.
Mãe de aluno da unidade, Viviane Silva acredita que a experiência foi muito positiva. “Aprendi muito, mudei algumas atitudes e o ambiente familiar melhorou bastante”, afirmou.
A gestora administrativo-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marli de Souza observa que o trabalho desenvolvido pela Escola de Pais é de grande valia. “Temas relevantes são abordados, pais, futuros pais e educadores são capacitados para formar cidadãos cada vez melhores”, destacou.
Para Fernando Sevilla, a diplomação funciona como reconhecimento à participação dos pais nas reuniões. “A experiência e frequência dos pais foi muito boa, tivemos a grata surpresa de ver o comprometimento efetivo da comunidade escolar”, enfatizou.
A gestora da unidade, Marizi Ferreira relatou que o trabalho desenvolvido na unidade pela EPB vai contribuir na educação das crianças. “Hoje encerramos o ciclo da Escola de Pais, mas o conhecimento adquirido ficará para sempre”, concluiu.
Saiba mais:
A Escola de Pais do Brasil (EPB) está há 50 anos no Brasil e há 25 em Rio Verde. Ela foi criada para tratar dos interesses da família, de uma forma mais ativa, promover círculos de debates a fim de discutir, com os pais, suas necessidades, dificuldades e propor alternativas de solução. Essas reuniões se realizam em colégios, clubes, empresas, igrejas ou em qualquer lugar onde haja a possibilidade de reunir pessoas preocupadas com a educação de filhos.
De forma voluntária, Casais Coordenadores ministram os círculos de debates. Esses casais são preparados num Curso de Aperfeiçoamento e Treinamento (CAT) e se atualizam constantemente através de reuniões de estudo, debates de livros, revisões semestrais, Seminários e Congresso Nacional. Nosso trabalho se realiza em todo território nacional de uma mesma forma, obedecendo às mesmas normas, seguindo um mesmo temário e usando as mesmas dinâmicas de grupo. Só assim é possível manter-se a unidade nacional que é rigorosamente controlada para que não haja uma possibilidade de mudança de temário, de se fugir dos objetivos propostos ou de se chegar a conclusões erradas.
Foto: Jéssica Bazzo
Evento discutiu vários assuntos voltados à família