Foi realizada na noite desta terça-feira, 19, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Brígida da Fonseca, a abertura do círculo de palestras da Escola de Pais do Brasil (EPB).
Os casais coordenadores membros da Escola de Pais, Amadeu Carvalho e Dalva Rosa, foram os responsáveis pela apresentação da organização e dos objetivos do trabalho, acompanhados por Márcia e Wagner de Oliveira e Carlos Bernardes Filho e Marlene Bernardes. Na oportunidade, o casal representante da EPB em Rio Verde, Aparecida e Fernando Sevilla, deixou uma palavra de incentivo aos presentes.
Há cinco anos na organização, Amadeu revela que a experiência é muito gratificante. “Na Escola temos a oportunidade de aprender, desaprender e aprender mais uma vez uma nova forma de instruir, agregar valor aos princípios e trocar experiências”, destacou. Os maiores desafios na educação dos filhos no mundo atual, segundo ele, é a imposição de limites e a mudança que ocorreu em nível tecnológico, com a criação do digital e o analógico. “Muitos pais ainda estão desatualizados e tem dificuldade de se adaptar ao novo”, pontuou.
Fernando Sevilla salientou que, apesar de trabalhar com temas definidos, as reuniões são adaptadas ao público e às necessidades do grupo. “Nosso trabalho é educar os pais para que eles possam educar os filhos”. A esposa dele, Aparecida acrescentou que por meio da Escola, familiares e agentes educadores são orientados, promovendo desta maneira, a formação de verdadeiros cidadãos. “Nós fomos educados de uma forma, mas devemos nos adaptar à vida moderna, buscando inovação e renovação constantes”, concluiu.
Observando a necessidade da orientação dos pais e educadores na formação dos filhos, a gestora da unidade, Marizi Ferreira convidou a EPB para promover o círculo de debates. “Eles são reforço para a família e aprimoramento contínuo dos pais, por meio do ciclo e da troca de experiências”, explicou.
Pais de um aluno na Emef, Reila Fernandes e Márcio Silva, acreditam que a capacitação irá proporcionar o melhoramento não só na educação do filho, mas também no relacionamento entre o casal. “Vamos aprender para melhorar sempre e cuidar bem do nosso filho, que é o nosso maior tesouro”, finalizaram.
Ao final do encontro, Amadeu instigou os presentes a se comprometerem com o desafio de dar sequência ao trabalho, pediu que trouxessem mais pais e informou que aqueles que obtiverem presença acima de 70% serão diplomados.
O círculo de debates será composto por dez palestras, as quais acontecerão uma vez por semana na unidade e irão abordar os temas:
1. Educação no mundo atual
2. Amor e segurança – alicerces de um desenvolvimento sadio
3. Mãe, esposa e mulher – sua atualidade
4. O pai e o exercício da paternidade
5. A maturidade dos pais na vivência familiar
6. Ação Educativa na infância e na meninice
7. Dificuldades para se educar
8. Ação Educativa na Adolescência
9. Sexualidade Humana
10. Como marco o mundo com a minha presença.
A próxima reunião está marcada para a próxima terça-feira, às 19h, na Emef Maria Brígida da Fonseca.
Saiba mais:
A Escola de Pais do Brasil (EPB) está há 50 anos no Brasil e há 25 em Rio Verde. Ela foi criada para tratar dos interesses da família, de uma forma mais ativa, promover círculos de debates a fim de discutir, com os pais, suas necessidades, dificuldades e propor alternativas de solução. Essas reuniões se realizam em colégios, clubes, empresas, igrejas ou em qualquer lugar onde haja a possibilidade de reunir pessoas preocupadas com a educação de filhos.
De forma voluntária, casais coordenadores ministram os círculos de debates. Esses casais são preparados no Curso de Aperfeiçoamento e Treinamento (CAT) e se atualizam constantemente através de reuniões de estudo, debates de livros, revisões semestrais, seminários e um congresso nacional. O trabalho é realizado em todo o território nacional de uma mesma forma, obedecendo às mesmas normas, seguindo um mesmo temário e usando as mesmas dinâmicas de grupo. Só assim é possível manter-se a unidade nacional, que é rigorosamente controlada para que não haja uma possibilidade de mudança de temário, de se fugir dos objetivos propostos ou de se chegar a conclusões erradas.
Foto: Jéssica Bazzo
Encontro da EPB aconteceu na noite de ontem, 19 de março