Acreditamos nesse projeto, porque, além de organizar o segmento de móveis em Rio Verde, temos a certeza de que ele gerará empregos e alavancará ainda mais nossa economia. Foram com essas palavras que o secretário de Indústria e Comércio, Avelar Macedo, abriu a reunião que aconteceu na noite de ontem, 03, para apresentação do projeto moveleiro a empresários e universitários locais.
Compuseram a mesa diretiva o secretário Avelar - que na ocasião também representou o prefeito Paulo Roberto Cunha; Oduvaldo Lopes, presidente da Associação Comercial de Rio Verde (Acirv); José Antônio Melo; assistente técnico Senai/GO; Aldino Cláudio de Oliveira, presidente da Associação dos Fabricantes de Móveis de Rio Verde (Afamorv); Danielly Amatte, coordenadora do curso de Designer da Fesurv; Carlos Alberto Nogueira, professor da Fesurv; Marcos Rodrigues da Fonseca, gerente do Banco do Brasil em Rio Verde; Robert Souza, gerente do Senai de Rio Verde e Vereadores.
O encontro reuniu empresários do ramo moveleiro e marcenaria do Município, além de universitários do curso de designer da Fesurv. “Rio Verde cada vez mais está se tornando pólo regional graças aos empreendimentos que estão chegando na cidade. O Bretas será inaugurado em breve e já estamos fazendo contato com outra multinacional do ramo de supermercado. A consolidação do Pólo Moveleiro vem acrescentar ainda mais à nossa multiplicidade de negócios”, disse Avelar Macedo.
O presidente da Acirv concorda. “Avançaremos um pouco mais em algo extremamente determinante para Rio Verde. Iniciativas assim são um fomento para o desenvolvimento econômico de nossa Cidade. Para isso, contamos com o apoio dos membros da Associação e também de toda a comunidade rio-verdense”, observa Oduvaldo Lopes.
Em sua fala, a professora Danielly falou sobre o curso de Designer e a importância da parceria da Fesurv neste projeto. “Por meio do pólo moveleiro vamos poder agregar a mão-de-obra especializada ao profissional de designer. Trabalharemos para que o móvel fabricado aqui fique conhecido por suas características diferenciadas em toda a região e até no País”, ressaltou.
Após os discursos, foi a vez da apresentação do projeto. Em um retroprojetor, o instrutor e consultor do Senai/Goiânia, Tennyson Rezende da Silva apresentou o programa Arranjo Produtivo Local (APL), por meio do qual são viabilizados recursos para o desenvolvimento do pólo. Foram apresentados, detalhadamente, os objetivos do programa; o passo-a-passo de sua execução, até os resultados esperados. “Para o sucesso de um empreendimento como este, antes de tudo, é preciso aliar o produto a duas coisas: qualidade do material e qualificação profissional. Com as parcerias que já foram apresentadas, este já é um passo acertado de todos os envolvidos na idealização desse projeto”, disse o palestrante.
Quem finalizou o evento foi o professor da Fesurv, Carlos Augusto Nogueira, que apresentou o projeto de desenvolvimento do setor moveleiro. Os marceneiros tamém participaram da reunião, tirando dúvidas e opinando sobre o projeto, elaborado pela Prefeitura, em parceria com Senai, Sebrae, Fesurv, Acirv e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás para a implantação do Pólo Moveleiro em Rio Verde.
|