Rio Verde – O município de Rio Verde é conhecido por ser um dos maiores produtores de grãos do País, mas, segundo dados da Associação Comercial e Industrial do município (Acirv), existem na região 2.125 micro e pequenas empresas, que reforçam a economia local. Para os especialistas, pelo menos 20% delas têm potencial para exportação. Entretanto, a falta de informação ainda é a maior barreira encontrada pelos empresários para colocar seus produtos no mercado externo.
Foi o que disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Nunes, que coordenou ontem a quarta edição goiana do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), realizado dentro da 10ª Feira de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços do Sudoeste Goiano. “Na medida em que o empresário está bem informado sobre os passos a serem seguidos para colocar seu produto no mercado externo, ele fica mais seguro para investir nos produtos para exportação”, diz.
Segundo Sérgio Nunes, um ponto importante é o empresário estar atento aos procedimentos legais ditados pelo mercado internacional. “Temos produtos de qualidade que podem entrar em qualquer país, mas o empresário deve estar atento à formalidade, já que a exportação exige isso.”
Cerca de 500 empresários dos ramos de confecção, bijuterias, alimentos, artesanato e calçados participaram do evento, que mostrou os caminhos para exportação, programas e formas de financiamento por intermédio de palestras e oficinas setoriais nos ramos de confecção, fruticultura e apicultura. Empresários como Débora Batista de Souza, que produz bijuterias há mais de 20 anos em Rio Verde, e Remi Faleiros de Sousa, que confecciona biquínis em Quirinópolis, são exemplos de pequenas empresários que descobriram os caminhos para a exportação e já estão lucrando com a iniciativa.
O secretário de Comércio Exterior de Goiás, Ovídio de Ângelis, que também participou do evento, garante que Rio Verde tem potencial para exportar ainda mais, já que é considerado o segundo maior município exportador do Estado. “Aqui temos empreendedores competentes que são capazes de ajustar a qualidade de sua produção aos gostos internacionais.” Para ele, o Encomex é uma oportunidade para os micro e pequenos empresários ganharem motivação para continuar produzindo. “Vamos extrair desse encontro uma motivação ainda maior para continuarmos gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida dos goianos.” O Popular