A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no ultimo sábado, 11, o encerramento do Curso de Trançados em Fita no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), do bairro morada do Sol.
O curso teve parcerias da Secretaria de Assistência Social que desenvolve e estimulam as formas associativas artesanais, visando a uma maior eficácia no desempenho do programa e, conseqüentemente, a um maior retorno ao artesão; do Senar Goiás (Serviço da Aprendizagem Rural), em que disponibilizou a instrutora e ao Sindicato Rural de Rio Verde, que doou todo material e através da mobilizadora Vanda Rizzia, fez o pedido do curso para o Senar.
O Artesanato Trançados em Fita teve início na terça-feira, 7, com duração de cinco dias, totalizando 40 horas de aprendizagem.
As mais de 15 mulheres do Conviver e outras que não fazem parte do programa e que tiveram interesse em participar, mostraram na exposição dos trabalhos seus dotes artesanais feitos em tolhas de rosto, potes de vidros, panos de prato, lembrancinhas de bebês, entre outros.
A professora Rosângela Bruno Silvério, que faz parte do Conviver destacou que esse tipo de trabalho levanta a auto-estima das mulheres. “Muitas que entram para o curso sentem sozinhas, tem depressão e em uma semana percebemos a diferença na fala, no sorrir, na forma delas se vestirem”, concluiu.
Vanda Rizzia, mobilizadora do Sindicato Rural de Rio Verde, disse que é a primeira vez que faz essa parceria com Assistência Social, “vamos continuar, estamos ajudando essas mulheres a ampliar a renda da família, já temos repercussão em vendas no artesanato de cama, mesa e banho. Nesta terça-feira, 14, iniciaremos outro curso em Retalhos /Tecidos, mais uma parceria da secretária de Assistência Social, Senar Goiás e Sindicato Rural de Rio Verde”, afirmou.
Representando a secretária de Assistência Social, Clarice Martins, a gestora do Peti, Norma de Castro Moraes ressaltou: “eu vim trazer o abraço da Clarice que não pôde estar aqui, por motivos da etapa final do prédio da Assistência Social, que será reinaugurado na sexta-feira, 17. Parabenizo a todas pelos materiais que pude ver, agradeço a pareceria com o Senar e também Joana Dark, responsável pelo Conviver, em fazer tudo acontecer. Esse trabalho dá qualidade de vida às mulheres, e estamos formando profissionais para o mercado de Trabalho”.
Em clima de despedida a instrutora do Senar, Marilene Chamon, deixou uma mensagem de superação a todos os presentes e cantou a música “Saber Amar” deixando as alunas emocionadas, no final da canção todas de mãos dadas se abraçaram.
Em forma de agradecimento Marilene foi presenteada com uma lembrança da turma de Trançados em Fita.
Saiba Mais
O Senar Goiás (Serviço da Aprendizagem Rural) disponibiliza cursos de Formação Profissional e Promoção Social em todas as cidades do estado de Goiás que tenham alguma afinidade com a família Rural. São mais de 130 Cursos da Promoção Social e todos recebem certificados.
Fotos: Washington Oliveira
Material produzido por alunos do curso
Público participante do curso
Norma, representante da secretária Clarice Martins: "Esse trabalho dá qualidade de vida às mulheres participantes"
Momento de descontração durante o encerramento do curso