A EMREF Breno de Araújo Silva realizou o Programa Agrinho com o tema “Saber e atuar para melhorar o mundo: Saúde, Qualidade de Vida e Meio ambiente”, sobre o título “Visões possíveis e Ações mediadas”.
O objetivo do Programa Agrinho é estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças e dos adolescentes, colaborando com a cidadania por meio da inserção de temas de relevância social nos currículos escolares, visando provocação de hábitos e atitudes em relação às questões socioambientais. Funciona como um concurso que vai da Educação Infantil ao 9º ano, dividido em 4 categorias: categoria Desenho, Escola Agrinho, Redação e Experiência Pedagógica, com premiação no encerramento do programa.
Foram três meses de desenvolvimento nas atividades do Programa Agrinho, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano. As ações pedagógicas deram início em maio e no final de agosto foi realizado um evento de culminância do projeto, para apresentação dos trabalhos feitos pelos estudantes. Boas idéias, dedicação, esforço e trabalhos excelentes puderem ser vistos na apresentação.
A Coordenadora do Projeto e Profª Sandra Cristina de Lima Silva acompanhou todo o processo de criação e desenvolvimento dos alunos a respeito da temática proposta.
Os assuntos abordados foram: Alimentação Saudável, Obesidade, Sustentabilidade, Educação ambiental, Dengue, dentre outros.
Os trabalhos foram expostos por meio de cartazes, maquetes, confecção de matérias recicláveis, plantação de ervas para chás em vasos, ornamentação de jardins e fontes de água reutilizando pneus, garrafas pets transformando-se em brinquedos e em vasos, plantação de ervas, baldes com a separação de lixos ecologicamente corretos, elaboração de um livro com receitas medicinais e o cantinho da leitura.
O trabalho foi bastante educativo, proveitoso, onde escola e comunidade puderam ter acesso às reflexões sobre Saúde, Qualidade de Vida e Meio ambiente - “Visões possíveis e Ações mediadas”.
Fotos: EMREF Breno de Araújo Silva
EMREF Breno de Araújo Silva participa do Programa Agrinho