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postado em 17 fev 2009 em AMT - Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito

Empresas do Transporte Coletivo são punidas e usuário registra melhora no serviço

“Desde que o Dr. Juraci assumiu, o serviço dos ônibus coletivo melhorou bastante. Antes, tinham uns ônibus caindo aos pedaços, agora eles saíram de circulação e só tem veículos bons.  Os motoristas e cobradores estão tratando a gente bem melhor e esperando os idosos entrarem para depois sair em movimento. Minhas amigas também estão comentando que o serviço já melhorou bastante”. Este é o depoimento da doméstica Marta Meire Nunes da Silva que todos os dias às 7h10 toma um ônibus no bairro Santa Cruz II e viaja até o Setor Morada do Sol, num trajeto que dura menos de 30 minutos. Segundo Marta, o horário vem sendo seguida à risca. “Este é um outro ponto positivo. Antes, os horários variavam. Agora posso ficar tranqüila que o ônibus passa sempre no mesmo horário”, afirmou.   A satisfação de Marta Meire é resultado de um trabalho intenso que vem sendo realizado pela Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). “Só teremos condições de colocar um novo sistema de transporte coletivo em funcionamento daqui a uns seis meses. Estamos recolhendo projetos de algumas empresas para o novo sistema de transporte coletivo, para então realizarmos a licitação. Enquanto isso, intensificamos a fiscalização e temos conseguido significativas melhoras em todo o serviço prestado”, destacou o Superintendente Walter Honório da Silva.   Principais Ações – Conforme destacou o Superintendente, o número de fiscais quadruplicou e o período de trabalho também aumentou significativamente. “Eles ficam nas ruas das 6h às 23h, principalmente nos pontos finais e nos de maior congestionamento, como na Rodoviária, por exemplo”, informou Walter.   Segundo ele, a fiscalização continuará intensa enquanto não sair a licitação. Graças a esse trabalho, quatro veículos que se encontravam fora dos padrões de segurança e de higiene já foram retirados de circulação pela SMT. Além disso, motoristas e cobradores estão sendo treinados para garantir um atendimento satisfatório ao usuário.   Licitação – Walter Honório adiantou ainda que a licitação deverá ser realizada em seis meses quando o projeto do novo sistema tiver pronto e atender a todos os requisitos do Plano Diretor. As principais mudanças, segundo ele, envolve construção de abrigos, além de divisão em linhas eixos e linhas coletoras dos bairros. Outra inovação será o bilhete único, através do qual o passageiro poderá descer em determinado ponto e embarcar em qualquer outro (dentro de um período de tempo a definir) pagando uma única passagem.   Multas – O superintendente afirmou ainda que as reclamações diminuíram em 90% desde que as multas começaram a ser aplicadas às empresas. “Só esse mês aplicamos mais de 50 multas, com o objetivo de conscientizar. Agora, eles estão se adequando aos padrões para evitar serem punidos, já que isso reflete até mesmo nos serviços prestados por estas empresas fora daqui”, observou.   Walter Honório disse que a SMT está à disposição dos usuários e coloca o telefone da Superintendência à disposição para que possam ser feitas críticas, sugestões ou reclamações. Fone: 3620-2069.

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