A EMEF Nestor Fonseca realizou na última sexta-feira, 26, a abertura do projeto 'Musicalização: uma nova conquista', onde a presença da Orquestra de Violeiros de Rio Verde abrilhantou o evento. O grupo tocou e cantou os clássicos da música sertaneja.
Na oportunidade, o gestor Julliano Amorim de Oliveira agradeceu a parceria da Orquestra, “sempre que solicito sou atendido”, destacou.
O gestor parabenizou a professora Letícia pela excelente iniciativa do projeto.
Visto que a leitura e escrita são as bases para a alfabetização, percebe-se a necessidade de ensinar e aprender conforme o letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, onde o discente amplie seu repertório partindo do conhecimento prévio. Contudo, esse projeto tem como objetivo desenvolver a partir da música atitudes e disposições favoráveis a leitura, interpretação e produção textual com criatividade.
A mãe Maria Aparecida Faustina acredita que vai haver aprendizagem e relatou: “já notei a mudança de comportamento da minha filha, ela gosta muito de cantar, está mais comunicativa e alegre, com vontade de aprender e vem sempre disposta para a escola”.
“Trabalhar com o projeto faz garantir a autoestima das crianças, pois aprendem brincando e com música é tudo que elas mais gostam, o apreço pela música proporciona alegria em aprender a cada dia, sendo de fundamental importantância nos dias de hoje a leitura, interpretação e a escrita. Por isso acredito nessa proposta onde os alunos terão oportunidades de expressarem seus anseios por meio do projeto; vejo que quando envolvemos a comunidade e toda escola a diferença acontece, acredito na alfabetização com significado envolvendo o letramento”, comentou a Profª.Letícia Leão da Silva, autora do projeto.
A coordenadora Simone Divina da Rocha, disse que “por meio desse projeto é possível ampliar o vocabulário das crianças, desenvolvendo assim habilidades artísticas e letramento além de possibilitar uma aprendizagem significativa e divertida, dentro do contexto de socialização e ludicidade”.
Fotos: EMEF Nestor Fonseca
EMEF Nestor Fonseca desenvolve o projeto 'Musicalização: uma nova conquista'