A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nesta sexta-feira, 24, no clube Dona Gercina, nos turnos matutino e vespertino, o II Encontro Pedagógico de Educadores das Creches, CMEI’s e uma Emei para gestoras, coordenadoras, recreadoras e professoras.
Com o tema “Cuidar e Educar sem Violência”, o evento contou com várias apresentações, entre elas, a participação do musical do Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI’s) Jesuíno Veloso do Carmo e Cilênio Modesto e a participação da professora Gigliola Araújo falando sobre como trabalhar a estimulação da área cognitiva na educação infantil. Entre os palestrantes, o juiz de direito do juizado da infância e juventude, Wagner Gomes Pereira e o procurador da Secretaria Municipal de Educação, Jammes Miller Bessa, foram convidados para abordar o tema: “A responsabilidade dos servidores públicos na defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente”.
Para complementar o trabalho, esteve presente o diretor do curso de educação física da Universidade de Rio Verde, Mauro Mulati, e a professora, Ludmila Borges que desenvolveram ações como brincadeiras, jogos, danças e atividades esportivas.
No encontro esteve presente também o secretário municipal de Educação de Rio Verde, Levy Rei de França e a gestora administrativo-pedagógica, Marli Rodrigues.
Na oportunidade, Levy elogiou o atendimento das creches e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela coordenadora da educação infantil e da realização de eventos que integrem os profissionais. “Programações desta natureza funcionam para aperfeiçoar os educadores”, finalizou.
De acordo com a coordenadora da educação infantil, Olinda Marques, o objetivo do segundo encontro foi mostrar que a criança pode ser educada sem que haja qualquer tipo de violência e que o professor influência na formação. “O educador tem muito contato com a criança e a família, desta forma, eles podem preparar os pais e atuarem no complemento da educação”, enfatizou.
Para o Juiz de Direito do Juizado da Infância e Juventude, Wagner Gomes Pereira, todas as áreas do setor público tem responsabilidade na educação da criança e do adolescente. “É dever da sociedade, do estado e da família promover o desenvolvimento sadio”, ressaltou.
A gestora do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Ana Pimenta, Sineides de Oliveira acredita que a capacitação dos educadores é muito importante para que ele saiba lidar com as questões do dia-a-dia. “Quando ficamos muito na prática esquecemos da teoria”, disse.
Foto: Tanabi Fedrigo
Evento aconteceu na última sexta-feira, 24 de maio