Na quarta-feira, 2, no Auditório da FAR – Faculdade Almeida Rodrigues, o Núcleo Pedagógico da SME, Departamento de Educação Inclusiva e alunos do Grêmio Estudantil das Emefs Maria Brígida da Fonseca e Prof. Luiz Alberto Leão participaram da Conferência Regional de Direitos Humanos – 2015, evento organizado pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Cidadã.
O objetivo do evento foi conferir a execução das políticas públicas no Estado de Goiás, através do debate de diversos segmentos, abordando temas atuais de grande relevância, buscando, assim, uma sociedade mais justa, igualitária e promovendo a democracia participativa.
Durante a Conferência, o eixo: “Direitos da Pessoa com Deficiência” contou com a presença do Núcleo Pedagógico da SME, representada pela Equipe Multiprofissional de Educação Inclusiva, ocasião em que a Coordenadora Liduina Vieira Arantes destacou: “a discussão e elaboração das propostas da Conferência de Direitos Humanos visam garantir diretrizes da Inclusão Educacional na perspectiva da Diversidade, para integrarem às diretrizes da IV Conferência Estadual”, concluiu.
Na Conferência os alunos dos Grêmios Estudantis “Seninha e Super Amigos”, empolgados e felizes, apresentaram para o eixo III – Criança e Adolescente – a ideia da construção de um “Espaço Cultural”, no desejo de inserir atividades culturais, que muitas vezes não têm a oportunidade de conhecer como: artesanato, música, teatro, dança, e outros.
Em decorrência da participação dos Grêmios Estudantis, os nossos alunos foram convidados para integrarem o Conselho da Criança e do Adolescente do Município e atuarem também na delegação da X Conferência Estadual.
Para a coordenadora dos Grêmios Estudantis da SME, Devani Girotto: “Debater temas inerentes à criança e adolescente, envolvendo alunos do 5º ao 9º ano é muito relevante, porque eles conhecem as reais necessidades do seu meio social,” comentou.
Diversos Municípios participaram da programação, dentre eles: Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira Dourada, Caçu, Chapadão do Céu, Castelândia, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Itajá, Itarumã, Itumbiara, Jataí, Joviânia, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Panamá, Paranaiguara, Perolândia, Porteirão, Portelândia, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis, Turvelândia e Vicentinópolis.
Fotos: Educação Inclusiva e Grêmio Estudantil
Educação Inclusiva e Grêmios presentes na Conferência de Direitos Humanos