25 pontos de atendimentos foram montados para vacinar cães e gatos
Sábado (22) foi o Dia D da vacinação contra raiva para cães e gatos com mais de 3 meses de idade. Sabendo da importância de imunizar os animaizinhos, a Cristiane Lopes dos Santos trouxe a Bisteca e o Mocotó para serem vacinados. “Para a saúde deles isso é bom, é quando você ama, você cuida”, destacou a salgadeira.
“É um bichinho que a gente tem e cuida com todo carinho dentro de casa, é um filho, por isso é muito importante ter as vacinas todas em dias”, afirmou o Carlos Alberto da Silva.
O Diretor da Vigilância Sanitária e Zoonoses, Leonardo Vieira Campos, ressaltou que a vacina antirrábica é a única forma de proteger os animais contra uma doença infecciosa, e que pode ser transmitida para o ser humano. “Então a prevenção é com a vacinação”.
A campanha começou no dia 1° de agosto e se encerra no dia 31 de outubro. Quem ainda não vacinou o melhor amigo pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na rua Brasil, bairro Gameleira. Aqueles que pretendem imunizar os animais em casa, precisam ter mais de 18 anos e apresentar o cartão de vacina. Caso não tenha, será feito outro e também é preciso levar uma caixinha de isopor com gelo para condicionar a vacina. “Até o fim da campanha pretendemos vacinar 22 mil felinos e caninos”, disse Leonardo.
Texto: Jeanne Barreto