A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje, dia 21 aconteceu o Dia “D” contra o HPV. A estimativa para a Campanha do Dia “D” era de que 4.246 meninas fossem imunizadas. Porém, apenas 460 doses foram administradas. Portanto, a apartir de segunda, 22, a Viligância Sanitária voltará a oferecer vacinações nas escolas de Rio Verde. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrice Guimarães, disse que desde o dia 03 as vacinas contra o HPV já estão disponibilizadas para a população que se enquadra na campanha. Por isso, as meninas de 9 a 13 anos devem ser imunizadas contra essa doença que pode se transformar em câncer no colo do útero.
A coordenadora ainda reforça a importância da vacina para a saúde dessas meninas. Também disse que este ano será a última oportunidade para as meninas de 10 a 13 anos serem imunizadas através das Unidades Básicas de Saúde. Em 2016 essa vacina entrará para o Calendário Vacinal onde apenas meninas de 9 anos serão imunizadas, relata Patrice.
Portanto, é importante que os pais enviem os cartões de vacinação de suas filhas de 09 a 13 anos junto com o material escolar no dia que for solicitado pela escola. Assim, juntos, venceremos o HPV, afirma a coordenadora. Ela ainda diz que entende que as meninas se sintam seguras com seus pais mas, reforça que a vacina é segura e que a intenção é beneficiar essas meninas com saúde.
Em Goiás, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a taxa estimada de incidência desta doença é de 19,66 casos para cada 100 mil mulheres. No mundo, aproximadamente 291 milhões de mulheres são portadoras do HPV. Sendo que 32% delas estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos (tipos que a vacina imuniza). Por isso, é importante que a mães levem suas filhas para se precaver de uma doença que pode ser letal.
Fotos: Washington Oliveira
Mães e filhas unidas a favor da saúde!
Mãe leva filha para vacinar contra o HPV
A vacina é a melhor forma de prevenção ao HPV