Visando ornamentar a cidade para o Natal foi criado o “Projeto Luzes”, em seu segundo ano consecutivo o projeto utiliza materiais recicláveis para fabricar enfeites.
A fim de reciclar e reaproveitar materiais como garrafas Pet, sobras de tinta e pedaços de arame o Projeto Luzes ganha estrutura e segue em sua reta final, com o apoio da comunidade que colabora com doações de garrafas.
Através de iniciativas simples o “Luzes” foi inspirado em estados já tradicionais nesse tipo de ornamentação pública, tais como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a secretária de Turismo Lúcia Michalczyk o projeto além de enfeitar a cidade, também esboça um lado sustentável, pois transforma lixo em arte. “Temos que fazer a diferença, devemos enfrentar as adversidades, pois somos todos responsáveis pelo nosso meio ambiente”, disse Lúcia.
O projeto propõe enfeitar as repartições públicas, praças e algumas igrejas de Rio Verde. Os distritos também serão decorados, através da colaboração da comunidade local que está auxiliando para tornar o natal mais iluminado.
Sobre as garrafas Plásticas (PET):
Desenvolvido pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson em 1941, o PET (polietileno tereftalato) é um material termoplástico. Isto significa que ele pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. O problema imediato das embalagens PET’s é o espaço que elas ocupam ao serem descartadas; como demoram pelo menos 100 anos para se decompor, elas fazem com que o volume de lixo no planeta cresça exponencialmente. Quando não vão para aterros sanitários os recipientes abandonados entopem bueiros nas cidades, sujam os rios e acumulam água que pode ser foco da reprodução de insetos que podem transmitir doenças como a dengue.
Fotos: Washington Oliveira
Contraste entre as cores do céu e a iluminação de natal
A avenida Presidente Vargas recebe ornamentação em suas palmeiras
O PET foi escolhido por ser um material versátil e durável
Estrutura de uma das bolas que enfeitam a cidade
Funcionário da Sec. de Ação Urbana ajudam com os preparativos