Na manhã desta segunda-feira (16) aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Smeel), mais uma etapa do curso de pró-letramento de matemática, que consiste no Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso foi ministrado pelos professores Júlio César Gomes de Oliveira e Carlos Sérgio de Oliveira.
O objetivo do treinamento é contextualizar a matemática em sala de aula, diversificar a metodologia de matemática e inovar o ensino da disciplina, na tentativa de torná-la mais prazerosa para que professores repassem a matemática de forma mais didática e dinâmica aos alunos do 1º ao 5º ano. O professor Carlos explicou como é a metodologia utilizada para isso. “No curso aplicamos jogos com os educadores a fim de que eles repassem para a sala de aula com os alunos e em seguida socializem a formação continuada”, disse. Todos os professores que participaram do curso apresentaram as atividades que desenvolveram com as crianças em formas de jogos, nas suas respectivas unidades escolares. A proposta dos jogos matemáticos desenvolvidos em sala de aula é muito importante não só para o desenvolvimento da matéria, mas também para o desenvolvimento social, já que existem alunos que se fecham e tem vergonha de perguntar sobre determinado conteúdo e de expressar as dúvidas. Com o desenvolvimento dos jogos os alunos participam das atividades de maneira mais descontraída, em que traçam objetivos a serem cumpridos e metas a alcançar.Fotos: Tanabi Fedrigo
Contextualização da matemática foi discutida no encontro
Equipe participante do treinamento