A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que as creches irão funcionar até a próxima quinta-feira, 21, das 7h às 18h.
O secretário de Educação, Levy Rei de França explica que as creches atendem hoje cerca de 1.700 crianças, que as mães desses alunos trabalham regularmente, principalmente na área da indústria e comércio e mesmo com a proximidade do feriado elas não são dispensadas do serviço. “Se fosse suspenso o funcionamento, grande parte dessas 1.700 mães não teriam onde colocar as crianças para poder trabalhar. Outro aspecto que deve ser analisado é que a matriz curricular de cada escola é aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Rio Verde (Comerv), específica ao Ensino Fundamental, à pré-escola e as creches, considerando que elas não têm só a função de educar, mas também de cuidar, ficaria difícil para resolvermos o problema da mãe, porque nesta fase de 0 a 3 anos a criança é dependente de cuidados especiais, o que não acontece nas idades mais avançadas em que o aluno pode ficar com parentes ou com os avós”, salientou.
A coordenadora da educação infantil, Olinda Monteiro, reitera que as creches estarão à disposição para quem precisar, mas os pais que não estiverem trabalhando não têm obrigação de levar o filho e podem ficar com eles durante o feriado.
O ponto facultativo foi instituído pelo decreto nº 2.264/2013 e suspende toda e qualquer atividade do serviço público municipal, com exceção dos serviços por atribuição como essenciais. As creches são consideradas fundamentais à população pensando no transtorno que acarretaria o seu não funcionamento e por isso aos servidores destas instituições não cabe o ponto facultativo.