Foi realizada nesta quinta-feira, 2, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), reunião com as coordenadoras pedagógicas das unidades escolares, sobre os programas de correção de fluxo: “Se Liga e Acelera Brasil”.
O evento foi dirigido pela coordenadora dos programas no município, Ana Maria Franco e as supervisoras Fernanda Ataídes e Daniela de Oliveira.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José do Prado Guimarães, Katiúcea Cabral, é importante participar das reuniões para saber atuar no ambiente escolar. “A partir dessas discussões coletivas é que as práticas escolares vão sendo melhoradas, modificadas e os objetivos alcançados”, afirmou.
Para a coordenadora pedagógica da Emef Nestor Fonseca, Karla Emília dos Santos, o coordenador deve estar bem informado através do processo de gestão, planejamento e execução. “A reunião é uma maneira de discutir e verificar o andamento da escola e serve para somar com a nossa prática”, disse.
Compartilhando opinião, a coordenadora da Emef Rosalina Borges, Adaguimar Silva acredita que o encontro reforçou a necessidade de um compromisso efetivo entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, principalmente em relação aos alunos defasados idade/série. “Só assim será possível alcançarmos nossos objetivos de recuperar estes alunos que necessitam de um olhar especial assegurando-lhes todos os seus direitos e capacitando-os para a vida em sua totalidade”, salientou.
Saiba mais:
O programa “Se Liga Brasil” ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
O programa Acelera Brasil é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.
Foto: Tanabi Fedrigo
Encontro foi realizado na manhã de hoje, 2 de maio