A primeira audiência pública para tratar da implantação da interligação das rodovias Norte-Sul / Ferronorte foi confirmada hoje, em reunião, em Brasília, para o dia 02 de junho, às 10 horas, em Rio Verde. Para o secretário de Estado da Agricultura, Leonardo Veloso, que esteve presente à reunião, a história de desenvolvimento de Goiás será marcada em antes e depois da construção da ferrovia, que vai cortar 12 municípios do Estado. "A Ferronorte vai trazer para Goiás não só prestígio e facilidades, mas também muito desenvolvimento e riqueza".
O prefeito de Rio Verde, local escolhido para sediar esse primeiro ato, Paulo Roberto Cunha, ressalta que a escolha se deve ao fato de Rio Verde ser um importante município por onde vai passar a ferrovia. "Somos um pólo na área do agronegócio e escoamento dos grãos. A ferrovia vai facilitar muito o trabalho dos nossos produtores". Ele conta que nos próximos dias será feito um estudo aéreo da região como parte das atividades para implantação da ferrovia. Esteve presente também na reunião de hoje o presidente da Valec, Francisco das Neves (Juquinha).
O evento contará com a presença de representantes das três esferas públicas. Participarão da solenidade os secretários de Estado de Agricultura e de Planejamento, Leonardo Veloso e Othon Nascimento, respectivamente, o prefeito Paulo Roberto Cunha, o presidente da Valec, Francisco das Neves (Juquinha), prefeitos de todos os municípios que serão cortados e que estarão à margem da ferrovia (Açailândia, Porto Franco, Araguaína, Guaraí, Alvorada do Norte, Porangatu, Uruaçu, Ouro Verde, Anápolis, Rio Verde, Aparecida do Taboado, Santa Fé do Sul ), além de convidados em geral. Serão convidados para o ato representantes politícos, empresarias e produtores, de todos estados envolvidos - PA, MA, TO, GO, MS, SP - e de todos os municípios de Goiás.
Publicação no Diário Oficial - Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição extra 89 A, de 12 de maio, a Medida Provisória 427, assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 09 de maio, autorizando a licitação para construção dos 3,1 mil km da ferrovia Norte-Sul, que vai se interligar com a Ferronorte. O novo trecho vai cortar seis estados brasileiros (PA, MA, TO, GO, MS e SP) e um dos trechos passará por Rio Verde (Ouro Verde/GO a Aparecida do Taboado/MS). A conclusão dos estudos está prevista para outubro deste ano e a obra estará finalizada em julho de 2011.
Licitação - Logo em seguida foram abertos os processos licitatórios. O primeiro, a concorrência realizada em 10 de abril, foi para contratação de empresa especializada para execução de Serviços de Levantamento,estudo e Projeto de Desenvolvimento do Potencial de Produção de Biocombustível na Área de Influência da ferrovia Norte-Sul.
O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, por meio da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A -, também publicou no início deste mês no DOU o edital de licitação para concorrência para contratação de empresa de consultoria para realização de serviços para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental, inclusive audiências públicas necessárias visando à obtenção de Licença Prévia (LP) para implantação da interligação das ferrovias Norte-Sul e Ferronorte – trecho entre Ouro Verde e Aparecida do Taboado/MS. A concorrência será aberta às 10 horas do dia 19 de junho de 2008.
Ferrovia - A Ferrovia Norte-Sul, que liga Belém a Rubinéia, tem extensão de 2.629 quilômetros. Destes, o trecho concluído vai de Açailândia a Araguaína e os trechos em construção são: Araguaína a Palmas e Anápolis a Uruaçu. A previsão é a implantação dos trechos que ligam Belém e Açailândia, Anápolis e Rio Verde e Rio Verde até Rubinéia, além da licitação em torno do trecho de Palmas a Uruaçu.
Situação atual de Goiás:- TRECHO URUAÇU – ANÁPOLIS
§ Extensão: 280 km - 5% executados
§ Conclusão: até o 2º semestre de 2009
- TRECHO URUAÇU – PORANGATU
§ Extensão: 147 km
§ Ordem de serviço: abril de 2008
- TRECHO ANÁPOLIS – RIO VERDE
§ Extensão: 300 km
§ Conclusão: até dezembro de 2011
- TRECHO RIO VERDE – RUBINÉIA (SP)
§ Extensão: 380 km
§ Conclusão dos estudos: outubro de 2008
§ Conclusão da obra: julho de 2011