A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que de hoje, 18 de maio, até o dia 22 acontecerá a Semana da Luta Antimanicomial, organizada pela equipe da Saúde Mental da Secretaria de Saúde. De acordo com Eleida Mello, psicóloga coordenadora da Saúde Mental, ‘é muito importante que a população se conscientize sobre esta luta que deixará o tratamento de doenças mentais mais humanizado’.
O movimento da Luta Antimanicomial compõe o cenário nacional de luta em prol dos direitos dos usuários e familiares a uma atenção digna dos serviços de saúde, através de ações que se multiplicam e pautam pela criatividade dos protagonistas, que buscam mudar o imaginário social sobre a loucura.
As entidades profissionais são agentes importantes na luta pela defesa do ideário da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, reforça Eleida. Os usuários necessitam ser atuantes no movimento, pois, se há momentos de separação, há outros de convivência pacífica entre usuários e técnicos no interior do movimento. Para Fabiana Vilela, psicóloga coordenadora do CAPS AD, os usuários reconhecem a importância da parceria e da necessidade da presença dos técnicos de saúde mental como mediadores do processo em construção.
Em Rio Verde, a Saúde Mental possui os Centros de Atenção Psicossocial que auxiliam no tratamento desses pacientes mostrando que é possível trazer qualidade de vida aos pacientes com problemas mentais através de ações como terapia de grupo, oficinas de arte, atendimentos individuais com psicólogo e psiquiatra, grupos familiares (onde é feita a reaproximação com os familiares), entre outras ações.
/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} table.MsoTableGrid {mso-style-name:"Tabela com grade"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-priority:59; mso-style-unhide:no; border:solid windowtext 1.0pt; mso-border-alt:solid windowtext .5pt; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-border-insideh:.5pt solid windowtext; mso-border-insidev:.5pt solid windowtext; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}
Luta Antimanicomial
Programação
|
Dia 18/05/2015 |
Dia 20/05/2015 |
Dia 22/05/2015 |
Atividades |
Caminhada Saindo da Praça dos Coqueiros às 9 horas, percorrendo o Calçadão.
Entrega de panfletos e informações às 20h30 na UniRV |
Panfletos e informações no estacionamento da Prefeitura. |
Panfletos e informações no Buriti Shopping, no período das 13 às 19 horas . |
Conheça a história da Luta Antimanicomial no Brasil
O movimento da Luta Antimanicomial tem como seu precedente o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM), que surge no contexto da abertura do regime militar, inicialmente presente nos pequenos cenários de debate sobre a questão das péssimas condições do sistema de saúde vigente no País. No período compreendido entre 1978 e 1987, vários eventos foram realizados com o objetivo de fortalecimento do MTSM e também da luta pela transformação do sistema de saúde.
O Manifesto de Bauru que aconteceu em, 18 de maio de 1987 é o documento da fundação do Movimento Antimanicomial, que marca a afirmação do laço social entre os profissionais e a sociedade para o enfrentamento da questão da loucura e de suas formas de tratamento, buscando a articulação nacional e pautando-se, enquanto movimento social e sindical, na defesa de uma reforma sanitária democrática e popular (GRADELHA JUNIOR, 2012). Instalou-se o lema ‘Por uma sociedade sem manicômios’, tornando o dia 18 de maio o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O primeiro encontro do movimento nacional aconteceu em 1993, na cidade de Salvador (BA). Desde então todos os anos a Semana da Luta Antimanicomial é comemorada nesta data.
Mais informações ligue: 3602-8111