A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), em parceria com a Diretoria do Clube Dona Gercina, destaca a Equoterapia em Rio Verde. A especialidade conta com uma equipe multiprofissional, formada por: fisioterapeuta, psicóloga, educador físico, pedagoga e instrutor de equitação, sob a Coordenação de Anna Karinna Gonçalves, fisioterapeuta- especialista em Equoterapia.
A diretora do Clube, Lísia Nascimento, relata as conquistas do Centro de Equoterapia Meu Grande Amigo. “Tivemos um progresso significativo na equoterapia nesses três anos do governo Juraci Martins. As baias em que os cavalos são tratados são completas e, em breve, cobriremos a pista. Estamos com outra pista de equitação especial. Agradecemos ao prefeito por nos apoiar sempre e a SMEEL e a Secretaria de Saúde pela parceria que tem culminado nesse resultado de sucesso.”Segundo destacou a diretora, a cobertura da pista de equoterapia será de fundamental importância, trará grandes benefícios e conforto aos praticantes, pois em tempo chuvoso eles poderão realizar seu tratamento com tranquilidade, garantindo a abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde e Educação.
A Coordenadora Anna faz questão de evidenciar um ponto importante relacionao ao projeto social. De acordo com ela, o Centro de Equoterapia Meu Grande Amigo conta com uma estrutura legalizada de acordo Associação Nacional de Equoterapia e com profissionais capacitados. “Contamos com 3 tipos de pista, temos os cavalos de acordo com a patologia de cada criança e levamos a sério todas as exigências. Hoje atendemos cerca de 90 praticantes, atendemos a comunidade e escolas, cidades vizinhas, fazemos um atendimento diferenciado, mas nossa meta é atender 150 praticantes.” Entre as atividades desenvolvidas, a equoterapia proporciona benefícios físicos: equilíbrio, coordenação motora, correção postural força muscular alongamento melhora no padrão de marcha “benefícios psicológicos, autoestima, confiança, reduz a depressão, indicações: Derrames, Paralisa Cerebral, Sindrome Down, Esclerose Múltipla, Traumatismo Craniano e Lesões Medular. Vale destacar que no momento em que o praticante chega, ele passa por uma avaliação pois tem indicação e contra-indicação. “Por isso é necessário fazer esse diagnóstico,” conclui Anna. O Centro de Equoterapia Meu Grande Amigo conta com outros grandes parceiros que são as empresas: Perdigão, Cereal Ouro, Rações Nutrisal. Fotos: Tanabi Fedrigo Profissionais acompanham praticante em treinamento A equoterapia proporciona diversos benefícios físicos aos praticantes