O Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde está localizado em uma área de 220 hectares, na região sudoeste de Goiás. Sua história começou a ser escrita aos 05 de junho de 1967 quando foi instalado e começou a funcionar como Ginásio Agrícola. Em 1969 foi transformado em Colégio Agrícola, passando a oferecer o curso de Técnico Agrícola. Em 1979 foi transformado em Escola Agrotécnica Federal e em 2002, por decreto do então Presidente da República, passou a denominar-se Centro Federal de Educação Tecnológica.
Atualmente a instituição oferece educação técnica e superior, nas modalidades tecnologia e bacharelado para cerca de 1.400 estudantes de Rio Verde e de vários municípios goianos. São nove cursos técnicos em: Administração, Agropecuária, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Cooperativismo, Informática, Secretariado e Zootecnia e seis superiores: Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia do Agronegócio e Bacharelado em Gestão Ambiental, Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Além disso, o Cefet de Rio Verde mantém convênio com duas prefeituras goianas (Chapadão do Céu e Hidrolândia), onde são ministrados cursos na área agropecuária.
Para atender a essa clientela, o quadro docente do CEFET é formado de 55 professores efetivos e 14 com contratos temporários, sendo que 76,36% deles são mestres e doutores. Atualmente são 150 servidores administrativos de níveis técnicos e superiores trabalhando na instituição.
Com um corpo docente amplamente capacitado para gerar e adaptar conhecimentos na área de ciências agrárias, a instituição tem investido na infra-estrutura, como recuperação e construção de casas-de-vegetação, estufas, laboratórios nas áreas de Alimentos: Águas e Efluentes, Bromatologia, Microbiologia de Alimentos, Leite e Derivados e Processamento de Frutas e Hortaliças; Fitotecnia: Microbiologia do Solo, Biotecnologia, Fitopatologia e Laboratório de Solos; Produção Animal: Anatomia Animal e Microbiologia e aquisição de máquinas e implementos agrícolas.
Dessa forma, as ações de pesquisas atualmente desenvolvidas no CEFET Rio Verde abrangem as áreas de Fitotecnia, Solos, Entomologia, Microbiologia Agrícola, Biologia Vegetal, Produção Animal, Tecnologia de Alimentos e Gestão do Agronegócio. Ao todo são 6 Unidades Educativas de Produção: mecanização, olericultura, avicultura, suinocultura, bovinocultura e agroindústria.
Dentre os experimentos desenvolvidos no CEFET atualmente estão: clonagem de plantas frutíferas nativas da região; pesquisa sobre adaptação do feijão às mudanças climáticas do cerrado; estudo sobre combate a doença do milho, conhecida como pinta branca ou mancha foliar e uso de resíduos agrícolas para produção de fertilizantes orgânicos. Na área de alimentos estão em estudo as potencialidades tecnológicas da banana da terra e sucos proteinados, além de mouses, biscoitos e doces a base de soja.
Para comemorar os 40 anos de história, a instituição preparou uma série de atividades dentro da I Jornada Científico-Cultural, que vai de 13 a 16 de junho, dentre elas: palestras, mini-cursos, oficinas, exposições, feira do empreendedorismo, apresentações culturais e homenagens aos servidores e ex-diretores da escola.