Foi realizado na noite desta terça-feira, 7, no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR), o lançamento da cartilha “Diquinhas de Segurança”, a qual foi desenvolvida pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e lançada pela pasta com o objetivo de informar os alunos mediante história em quadrinhos, os perigos da internet, drogas e prevenção do bullying.
O evento foi aberto pela apresentação do aluno do projeto "Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos", Vinicius Vieira, que fez no teclado a interpretação da música Asa Branca, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
O lançamento de ontem foi voltado aos acadêmicos de pedagogia e de direito e partiu de um convite do coordenador do curso de pedagogia da FAR, o professor, Lindomar Barros Santos.
“Nós trabalhamos com a formação de professores e muitos de nossos acadêmicos trabalham na rede municipal de ensino. A melhor propaganda que se tem é a boca a boca, formadores de alunos vão divulgar a cartilha e desta forma, a ação vai chegar muito mais rápido até as crianças”, salientou Lindomar.
A graduanda de pedagogia, Nayanne Alves acredita que por ser uma história em quadrinhos os alunos vão interagir mais com os temas abordados e aprender sobre as dicas de segurança.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Manoel Divino foi escolhido pela SME para ser o protagonista da cartilha, o personagem principal da revista, o “Sr. Diquinhas” foi estilizado com base no presidente do conselho, tendo em vista o trabalho desenvolvido por ele na conscientização de crianças, adolescentes e adultos no que diz respeito à segurança. “Quando propomos prestar um serviço, principalmente no segmento do voluntariado, não pensamos em glória e quando surge um trabalho como este direcionado às crianças me sinto realmente realizado e muito feliz. Acredito que a maneira mais eficiente de superarmos os problemas relacionados à violência é por meio da conscientização, temos que trabalhar o nosso jovem hoje”, concluiu.
O delegado regional, Danilo Fabiano esteve presente e destacou a importância de trabalhar a conscientização com as crianças. “Quando observamos uma iniciativa como esta voltada à prevenção e orientação, vemos o projeto com muito entusiasmo, é uma forma de demonstrar o compromisso social, de dignificar os professores e alunos para que possam desenvolver ações preventivas. Entendo que esta seja a saída para que possamos reverter o envolvimento infanto-juvenil com as drogas e violência, consequência da sociedade atual”, afirmou.
Uma das formas de disseminação do conteúdo das cartilhas será por meio da ação dos Grêmios Escolares Mirins, por isso, na oportunidade também compuseram a mesa de honra a coordenadora dos Conselhos Escolares e Grêmios Mirins, Helena de Souza e a representante dos Grêmios, Giovanna Maffissoni, aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Selva Campos Monteiro. Giovanna disse que como representante dos alunos passará para frente à mensagem apresentada no material.
O secretário de Educação, Levy Rei de França explicou que o “Diquinhas de Segurança” é um projeto dentre os vários desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação voltado à conscientização. “A cartilha já estava sendo planejada há um certo tempo, ela é destinada ao público infantil com linguagem simples e atrativa, poucas páginas e muitas ilustrações. Existe muitas vezes a dificuldade de falar assuntos considerados de “gente grande” para as crianças porque a linguagem deve ser diferenciada e o gibi foi a forma encontrada para abordar os temas drogas, bullying e internet com os alunos da rede. Eu acredito que o projeto será um sucesso”, finalizou.
Foto: Jéssica Bazzo
Levy: "A cartilha é voltada para as crianças"