Por não atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde, de vacinar no mínimo 95% do público-alvo, o que representa em Rio Verde, 13.160 do total de 13.853 de crianças, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Vigilância Epidemiológica informa que a 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite segue até sexta-feira, 15.
Durante a semana, pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) para tomar a vacina, podem se dirigir aos postos de saúde.A segunda fase da mobilização começa no dia 13 de agosto. Nesta data, as crianças devem ir novamente aos postos de vacinação, para receberem mais duas gotinhas contra a pólio.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.