Foi comemorado no último sábado, 24, o dia “D” de combate à tuberculose. Em Rio Verde, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está realizando a partir desta segunda-feira, 26 até a sexta-feira, 30, a Campanha Municipal de combate à doença.
Com a parceria dos Postos de Saúde da Família (PSF’s) do município, a Campanha oferece uma triagem nos pacientes com sintomas suspeitos, o exame de escarro e o exame com um pneumologista e, por fim, caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento.Equipes vão distribuir panfletos informativos sobre a doença e farão também visitas em casas, divulgando a Campanha.
Para se beneficiar da campanha, basta procurar o Posto de Saúde mais próximo da sua casa, na última semana de março e solicitar a triagem.
A doença
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta, ao espirrar ou tossir o doente expele as bactérias nas gostas de saliva, que podem ser aspirados por outra pessoa, contaminando-a.
Tosse por mais de 3 semanas seguidas, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, febre no final da tarde, sudorese noturna, palidez, cansaço e dor no peito são os sintomas da doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses e é totalmente gratuito. A tuberculose tem cura.