A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Promoção Social, organizou hoje pela manhã uma Caminhada Ecológica, na trilha do Projeto Pé no Cerrado, no Campus da Fesurv. O evento reuniu cerca de 30 pessoas, que percorreram mais de 1 quilômetro de trilhas. O objetivo da iniciativa é despertar o interesse pela prática da atividade física regular, além de transmitir informações sobre educação ambiental e a biodiversidade do cerrado goiano.
A atividade fez parte das festividades do aniversário de 162 anos de Rio Verde, comemorado ontem. Segundo a primeira-dama e secretária de Promoção Social Clarice Martins, a atividade foi de integração, além proporcionar uma interação com a natureza. “Nós sabemos o quanto é importante ter conhecimento sobre o nosso bioma do cerrado e essa integração com a natureza, dentro da nossa cidade, é a melhor forma de obter esse conhecimento”, explicou Clarice Martins.
A caminhada foi monitorada por professores e alunos da Fesurv. Além de informações técnicas, os participantes tiveram a oportunidade de saber um pouco da experiência do Sr. Benjamim Ferreira, de 78 anos, que trabalha no viveiro da unidade. Grande conhecedor das espécies do cerrado, Benjamim já foi tema de livro e se destaca por ser um incentivador da preservação do cerrado.
O percurso do passeio pela trilha teve duração de 2 horas, com pausa para conhecer plantas medicinais e ornamentais do nosso bioma. O secretário de educação Levy Rei de França aproveitou a oportunidade e falou sobre a relação direta que o cerrado tem com as plantas, o solo e os animais. O passeio terminou com um lanche debaixo de um jatobá.
Fotos: Washington Oliveira
Participantes fazem alongamento antes da saída para a caminhada
Uma oração também foi feita pelos participantes
Clarice Martins fala da importância do projeto
O secretário de Educação, Esporte e Lazer Levy Rei de França puxou a fila
Benjamim Ferreira trabalha no viveiro da unidade e é grande conhecedor das espécies do cerrado
O passeio terminou com um lanche debaixo de um jatobá