A Prefeitura de Rio Verde através da Coordenadoria de Defesa do Consumidor - Procon de Rio Verde-GO, no período de janeiro/2010 á agosto/2010, realizou 5.869 atendimentos pessoais, sendo 3.472 pelo PROCON sede e 2.397 pelo posto de atendimento do PROCON no VAPT-VUPT, deste total existem 11 contabilizados na categoria “Extra Procon”. Vale destacar que apenas 503 atendimentos se transformaram em processos administrativos. Durante a semana da conciliação 181 processos foram finalizados, sobre tudo quanto a pagamento de multas, regularização de procedimentos e atendimento dos consumidores.
O Procom ainda estabeleceu um ranking das empresar que mais tiveram reclamações. As empresas de telefonia foram ás campeãs, juntamente as grandes empresa de revenda de móveis e eletrodomésticos, os serviços essenciais e promotores de eventos. Problemas envolvendo contratos (não cumprimento, alteração e rescisão), cobranças abusivas e indevidas e divergências sobre prazos e condições de garantia foram os principais problemas detectados. Segue abaixo o ranking dos vinte mais reclamados:
FORNECEDOR |
ATENDIMENTOS |
% |
Brasil Telecom S/A |
735 |
11,51 |
Americel S/A |
367 |
5,75 |
Vivo S.A. |
205 |
3,21 |
14 Brasil Telecom Celular S/A |
162 |
2,54 |
Carlos Saraiva Importação e Comercio Ltda. |
156 |
2,44 |
Claro S.A. |
156 |
2,44 |
CELG Distribuição S.A. - CELG D |
134 |
2,10 |
Saneamento de Goiás S.A |
120 |
1,88 |
Tim Celular S/A |
119 |
1,86 |
Novo Mundo Moveis e Utilidades Ltda. |
118 |
1,85 |
Edgar Leão Martins Neto |
101 |
1,58 |
Fabiano Guerra Macedo |
93 |
1,46 |
Losango Promoções de Vendas Ltda |
94 |
1,44 |
Banco Itaucard S.A |
91 |
1,43 |
Fujioka Eletro Imagem S/A |
90 |
1,41 |
Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda |
86 |
1,35 |
Arlan Gomes de Sá |
84 |
1,32 |
Imobiliária Reis Empreendimentos Ltda. |
84 |
1,32 |
Brilux Serviço Tec. Esp. Ltda. |
77 |
1,21 |
Casa Bahia Comercial Ltda. |
73 |
1,14 |
O Departamento Fiscal do órgão no período de janeiro à agosto de 2010 realizou 555 diligências, as quais incluem pesquisas de preços em supermercados, açougues, postos de combustíveis, matérias escolares, fiscalizações nas agências bancárias, seguimentos do comércio em geral e atendimentos às denúncias dos consumidores, dentre outras. A Fiscalização lavrou nesse período 110 autos de infração.
DILIGÊNCIAS /TRABALHO INTERNO |
DILIGÊNCIAS |
Fiscalização de Bancos |
72 |
Pesquisas Peixes |
01 |
Pesquisas Cesta Básica |
09 |
Pesquisas de Carnes |
09 |
Pesquisa de Material Escolar |
01 |
Pesquisas de Preços de Ovos de Páscoa |
01 |
Pesquisas de Preço de Combustíveis |
09 |
Pesquisa de Auto Escola |
03 |
Termo de Orientação |
64 |
Relatório de Visita |
09 |
Relatório de Autuação |
53 |
Auto de Apreensão |
30 |
Termo de Constatação |
161 |
Notificação |
133 |
Total |
555 |