O dia de ontem, 18 de fevereiro, com certeza ficará guardado na memória dos moradores de Caiapônia e marcará a trajetória educacional daquele município, que acaba de receber uma unidade da Universidade de Rio Verde (Fesurv). Pela manhã, na presença de autoridades civis, militares, educadores e a comunidade em geral, a parceria entre as entidades envolvidas foi oficializada por meio da assinatura do convênio.
No início da noite, às 19h30 foi realizada a aula inaugural, que marcou o início oficial das atividades do campus Fesurv-Caiapônia e contou com uma programação especial. O prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha; o secretário Estadual de Agricultura, Leonardo Veloso; o Reitor da Fesurv, Paulo Eustáquio; o prefeito de Caiapônia, Edson Rosa Cabral, o coordenador da Fesurv em Caiapônia, Alberto Barella Netto, Secretários, Vereadores e Educadores participaram do evento.
Paulo Roberto Cunha ressaltou o empenho das autoridades em conquistar o campus para a Cidade. “O que eles estão fazendo agora é o que Rio Verde fez, há alguns anos atrás, com a Fesurv e com a Comigo. Isso denota a preocupação desses gestores com o amanhã”, disse. O prefeito de Rio Verde falou ainda da qualidade de ensino da Fesurv e da oportunidade que muitas pessoas terão de concluir seus estudos e atuar no mercado local. “Se a Fesurv atingiu esse nível é graças ao empreendorismo desta gestão. Quanto à abertura de oportunidades, acredito que Rio Verde perdeu muitas cabeças pensantes antes de ter uma Universidade porque os jovens saíam para estudar e acabavam ficando em outros centros. Aqui, isso não vai ocorrer mais”, destacou.
O Secretário Leonardo Veloso evidenciou a rapidez do processo, desde a primeira reunião até à instalação do campus. “Foram menos de 90 dias para o lançamento da idéia e sua concretização. Esta é realmente a prova de que as autoridades se empenharam ao máximo para alcançar essa conquista. O grande benefício da implantação dessa unidade é que a partir de agora o conhecimento adquirido pelos universitários que passarem por aqui será utilizado em prol do desenvolvimento do município. Com certeza esta região será muito favorecida com a vinda da Fesurv”, disse.
O reitor Paulo Eustáquio reafirmou a credibilidade da Fesurv nos seus 35 anos de tradição e agradeceu a confiança das autoridades. “Agradeço a todas as autoridades que não mediram esforços para que a Universidade de Rio Verde implantasse seu campus em Caiapônia”.
Ao término da solenidade, teve a apresentação de um vídeo institucional que registra as atividades cotidianas da instituição, participação do grupo de dança da Faculdade de Educação Física da Fesurv sob direção do professor Edílson Vaz de Carvalho e palestra magna com o professor e diretor de cerimonial da Universidade de Rio Verde, César Romero Macêdo.