Com o objetivo de resgatar a cultura popular por meio das parlendas, demonstrando que as crianças também podem ser autores de várias obras literárias, foi realizada nesta terça-feira, 5, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Waldyr Emrich Portilho, mais uma atividade pelo projeto “Trilhas”.
A professora Josilene Toigo confessa que se surpreendeu muito com o desenvolvimento da atividade. “Eles demonstraram interesse em participar depois da aula com a parlenda ‘Cadê o toucinho?’, os alunos estavam bem embasados para produzir, tendo como suporte o que já haviam trabalhado. A parlenda produzida ficou ótima e apresentamos para a outra turma do 1º ano C. Eles amaram ser autores da parlenda ‘Cadê a banana?’”, compartilhou.
A gestora da unidade, Gerliane Cabral, relata que visitou a sala de aula da professora Josilene e ficou encantada com o trabalho da educadora com parlendas. “Essa prática de leitura amplia as possibilidades de comunicação e expressão, por serem tipos de texto com ritmo e sonoridade, além disso, a produção da nova parlenda foi fantástica”, destacou.
O aluno Wendell Gomes, de seis anos de idade, conta que gostou muito bom do trabalho: “A gente se diverte, lê, canta e brinca. Eu achei muito bom produzir outra parlenda”, ressaltou.
Foto: Emef Waldyr Emrich Portilho
Evento aconteceu na manhã de ontem