Nos dias 20 e 21 deste mês, nos turnos matutino e vespertino, a Emef Maria Brígida da Fonseca realizou o encerramento do projeto: Festas Juninas – Significados e Valores.
A programação se estruturou por meio de salas temáticas, envolvendo todas as disciplinas da matriz de habilidades, tais como: músicas, comidas típicas, danças e brincadeiras, origem da festa junina e da quadrilha e obras de arte e enfeites juninos.
Os alunos abrilhantaram o “Arraiá do Brigidão” com uma vasta programação artística: quadrilha, casamento caipira, teatro, músicas da região, desafios e brincadeiras, jograis, desfile junino, rodada de causos, música sertaneja e apresentação de palhaços caipiras.
A festa contou também com a participação de talentos de Rio Verde como: A Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde, Dança Country, apresentação do locutor Ivan Diniz, da dupla João Vitor e Mateus e Capoeira Caipira.
A singularidade do evento, segundo a gestora Marizi Rodrigues Ferreira se deu por que o Arraiá possibilitou aos alunos perceberem a importância do trabalho em equipe, interagirem com o processo do evento e conhecerem a história das Festas Juninas no Brasil e no mundo, numa espécie de reencontro com as raízes, por meio de comidas típicas, danças, roupas e muita alegria. Para a aluna Giovana de Oliveira Azevedo Soares, do 5º B matutino, o Arraiá do Brigidão foi uma comemoração muito bonita. “Conheci a história da quadrilha, comidas típicas, músicas, danças, outras curiosidades e animações”, destacou. Beatriz Vieira Paranaíba, mãe de um aluno da unidade, destacou a festança como um sucesso, porque o evento foi muito organizado e oportuno, mérito que atribuiu à gestora, coordenadores e professores. “Foi muito melhor a festa acontecer durante o dia, porque as crianças participaram felizes, interagiram com os professores e coleguinhas, e puderam demonstrar educação, disciplina e aprender a esperar sua vez,” salientou. O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, avaliou a importância do evento para a unidade e comunidade e disse que teve grande relevância porque promoveu a integração entre professores, alunos, funcionários e comunidade, manteve a tradição das festas juninas num espaço de convivência dos alunos, das famílias entre si e com os funcionários. “Por isso a festa se tornou um lugar de solidariedade, atividades associativas de talentos, entretenimento e cultura,” finalizou. Fotos: Emef Maria Brígida As crianças puderam aprender mais sobre a história da festa Vestidos a caráter os alunos apresentaram o que aprenderam Não faltou a tradicional quadrilha