A cozinha móvel do Serviço Social da Indústria (SESI) está em Rio Verde ensinando a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício combinando três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor.
O curso ministrado pela nutricionista do Programa Cozinha Brasil, Camila Novaes Marinho, se baseia através de três passos: aproveitamento integral dos alimentos, alimentação nutritiva e baixo custo.
É mostrado como aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes. Segundo a nutricionista, a casca da banana, por exemplo, contém duas vezes mais vitamina C e potássio do que a polpa.
“É uma questão cultural esta de jogar fora o que achamos que não é comestível. Saber o que fazer com cada parte do alimento vai diminuir a quantidade de lixo e fazer com que se gaste menos”, conta Camila.
Na oficina, os participantes aprendem a combinar melhor os nutrientes e também preparam e degustam as receitas propostas. Cada um recebe um caderno, caneta e touca. Ao final do curso, vão contar ainda com certificado e um livro com mais de 100 receitas para praticar.
O curso prossegue até sexta, dia 10, com os seguintes horários: das 08h30 - 11h00 e das 13h00 - 15h30 de terça a sexta e das 16h00 - 18h30 de segunda a quinta.
O Programa Cozinha Brasil foi criado em 1999, com o nome “Alimente-se Bem” e faz parte das ações do SESI, que promove atividades nas áreas de lazer, cultura, educação e culinária.
Fotos: Washington Oliveira
Aproveitar os alimentos com economia é o foco do Programa
Participantes ouvem atentas as dicas da nutricionista
A Prefeitura apoia projeto do Sesi
Ao final do curso, as alunas recebem certificado e um caderno de receitas
Elas aprendem a combinar melhor os nutrientes e ainda degustam o que preparam