Acordar cedo em pleno feriado. Essa foi a rotina da auxiliar administrativa, Débora Aparecida Fernandes, 26 anos, que preferiu, em seu dia de folga, assistir ao desfile Cívico Militar em comemoração aos 158 anos de Rio Verde. “Cheguei aqui antes do horário que chego normalmente no meu trabalho, só para conseguir um bom lugar para assistir ao desfile. Não perco por nada. Todos os anos eu venho, acho lindo! É um resgate da nossa cultura”, explicou. Cerca de cinco mil pessoas compareceram ao longo da avenida Presidente Vargas onde acontece, anualmente, o tradicional desfile.
Dando abertura oficial, o prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, desceu a Avenida em carro aberto do Exército Brasileiro e escoltado por batedores da polícia militar. Em frente ao palanque oficial o Prefeito participou do hasteamento das bandeiras, juntamente com o comandante da 11a Região Militar, general de Brigada, Adhemar da Costa Machado Filho e o coronel Marco Aurélio. O hino nacional brasileiro foi tocado pela banda dos Dragões da Independência, que veio de Brasília, especialmente para participar do aniversário da Cidade.
O evento teve a coordenação geral do Tiro de Guerra de Rio Verde, sob o comando do 1º Sargento, Edmilson Fernandes de Oliveira, e ainda a colaboração direta da SMT – Superintendência Municipal de Trânsito e das secretarias de Comunicação e de Cultura.
Cerca de 1.600 pessoas desfilaram na Avenida Presidente Vargas, onde mostraram para a comunidade um pouco da história rio-verdense ao longo dos anos. O desfile encerrou com a apresentação da tropa da Cavalaria dos Dragões da Independência.
“Em uma data tão especial como essa, em que Rio Verde completa 158 anos de história, de desenvolvimento, o desfile Cívico Militar traz o resgate da nossa cultura. Prova disso são essas milhares de pessoas que poderiam estar em suas casas, mas preferiram estar aqui”, disse o prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha.