Dando continuidade às atividades do projeto pedagógico “Semear ideias para florescer o conhecimento”, alunos, funcionários e comunidade local da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (Emref) Cabeceira Alta, se empenharam na colaboração do desenvolvimento das etapas propostas. O objetivo principal do projeto, que é envolver todos os alunos e a comunidade local, está sendo alcançado. Os alunos vem aprimorando seus conhecimentos através da prática das atividades educativas e sociais.
Para o aluno Lauro Rendly, de 17 anos de idade, essa experiência vai fazer uma diferença na sua formação. “Estou trabalhando bastante no projeto, plantei mudas, e muito mais. Sempre que posso dedico meu tempo para fazer boas ações na escola, através do estudo do projeto passei a cuidar melhor do meio ambiente e da natureza e estou aprendendo o que é sustentabilidade”, contou. “Gosto de deixar o ambiente harmonioso, reciclar os lixos e preservar o espaço é meu foco, nossa escola está mais bonita,” completou o jovem.
Jefferson dos Santos, de 15 anos, fala do valor do projeto. “Aprendi a preservar a natureza, cuidar e fazer esculturas para preservar as plantas e não poluir o ar. Jamais esquecerei das pessoas que trabalham no projeto, guardarei para sempre os ensinamentos da natureza”, declarou o garoto. “Eu ajudei nas atividades do projeto porque gosto de cuidar da natureza, melhorei meu comportamento na sala de aula e agora sou mais amigo das pessoas,” destacou.
Silma Lúcia Araújo é gestora da escola e falou sobre a necessidade de diferenciar a escola do campo das escolas da cidade. “Precisamos de uma escola que se apresente como instrumento para transformação da realidade, onde a educação almejada é a educação emancipadora, mediadora de transformações”, explicou.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Alunos, professores e comunidade local se uniram para curprir etapas do projeto pedagógico
Um dos objetivos do projeto é alertar para a questão da sustentabilidade