Na manhã desta quinta-feira, 22, os 18 alunos da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) Baumgart, divididos entre Infantil I e II e do 1º ao 4º ano foram contemplados com um netbook cada, mediante o Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) ligado ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO).
A EMREF Baumgart foi a escolhida pelo Governo Federal como a escola piloto para o lançamento do programa no município.
Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o secretário de Comunicação, Lissauer Vieira, que na oportunidade representou o prefeito Juraci Martins; o secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos; a coordenadora do Proinfo, Rogéria Campos Ramos; a gestora da escola, Ione Medeiros e a professora da unidade que também representou a Fazenda Reunidas, Ana Paula de Andrade.
A professora, Ana Paula de Andrade agradeceu o benefício recebido pelos alunos e salientou que como educadora sabe a importância da tecnologia como ferramenta capaz de ampliar horizontes e melhorar o ensino. “Precisamos tirar a venda dos olhos e aceitar as mudanças, alcançando novas oportunidades”, finalizou. A gestora da unidade, Ione Medeiros aprovou a iniciativa. “Fiquei muito feliz por ver o projeto chegar a Rio Verde e na escola rural em que sou diretora”, afirmou.
A aluna do 4º ano, Vitória Mikaely Marques disse que nunca imaginou ganhar um netbook para usar na escola. “Vou poder acessar a internet e aprender mais”, contou.
A coordenadora do Proinfo, Rogéria Campos Ramos explicou que o netbook vem com programas e jogos educativos e pronto pra acessar internet e redes sociais. “Fizemos a adesão do programa e essa foi a primeira escola selecionada, a expectativa é que gradativamente mais unidades escolares sejam beneficiadas”, observou.
Conforme estratégia pedagógica do “Um computador por aluno”, os netbooks permitem novas dimensões tecnológicas de acesso à informação e relações com o saber que podem resultar em tendências educacionais inovadoras, capazes de revelarem novos e promissores horizontes do trabalho do conhecimento nas escolas: mobilidade, imersão tecnológica da escola, conectividade sem fio, computação e convergência e uso de diferentes mídias.
O secretário de Comunicação, Lissauer Vieira, destacou que a educação em Rio Verde é referência nacional e uma das grandes prioridades do governo Juraci Martins. “Os netbooks vêm de encontro a uma das necessidades atuais da educação, que é a digitalização”, pontuou.
O secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos agradeceu o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) e destacou que o netbook representa a tecnologia aliada à educação. “Vocês crianças são o futuro do nosso município, do estado e do país, a transformação acontece na sala de aula e será o trabalho dos professores que fará a diferença”, concluiu. Fotos: Charlene Carmo EMREF Baumgart foi a escola piloto para o lançamento do programa no município Alunos da unidade estavam ansiosos para a entrega dos netbook O secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos, ressaltou a importância do material para os alunos O secretário de Comunicação, Lissauer Vieira, destacou as necessidades atuais da educação Cada aluno do 1º ao 4º ano foram contemplados com um netbook