Os alunos do Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Gomes, participaram de fevereiro a maio deste ano do projeto Meio Ambiente: “Lixo – Conscientização e atitude”.
Os estudantes e servidores foram divididos em duas equipes: Conscientização e Atitude. As atividades aconteceram em forma de Gincana com a participação ativa de todos os alunos, professores e demais colaboradores da unidade. Durante a execução do projeto foram arrecadados pelos estudantes alimentos não perecíveis, os quais foram doados à Casa de Recuperação Gênesis, promovendo assim o sucesso da programação, sensibilizando toda a comunidade escolar sob a necessidade de atuarem em seu meio de convívio, reconhecendo a importância do seu papel na comunidade como agente de transformação e formador de opinião. Segundo a gestora da Emef, Mírian Oliveira, o projeto abordou as questões que mais incomodam a comunidade. “Considerando a necessidade de conscientizar, formando valores e atitudes no cotidiano da comunidade escolar e comunidades adjacentes à escola, estabelecer mudanças de hábitos, relacionados à higiene, saúde, economia, evitando a utilização indiscriminada dos recursos naturais foram desenvolvidas as programações”, destacou. Os coordenadores pedagógicos, Luzia Lima e Sebastião Medeiros explicaram que baseados na educação escolar direcionada aos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, foram propostas atividades diferenciadas. “Foi possível a troca de experiências, estas resultaram na socialização entre a comunidade escolar, promovendo assim, um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem, com foco na formação de cidadãs e cidadãos conscientes e atuantes em suas comunidades”, afirmou Lima. A gestora da unidade concluiu dizendo que: “Para uma educação ambiental bem estruturada e eficaz, é imprescindível caminhar lado a lado com os alunos no processo de ensino aprendizagem”. Fotos:SME Alunos do EJA