O conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e vice-presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Ricardo Yano, juntamente com o presidente da AGCZ, Marco Aurélio Oliveira, apresentou na manhã de hoje (13/12) ao chefe de gabinete da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), Paulo Martins, e ao superintendente de Desenvolvimento Rural, Juscelino Borges, propostas para o programa de melhoramento genético do rebanho bovino do Estado, baseadas no modelo existente em Minas Gerais, onde 300 reprodutores já foram adquiridos pelos pequenos pecuaristas.
No encontro, ficou decidido que a ABCZ vai levantar o possível estoque genético do rebanho da raça zebuína existente em Goiás, principalmente gir, nelore e tabapuã. Por parte do governo do Estado ficou estabelecido que a Seagro vai discutir as propostas e idéias com técnicos da secretaria, suas vinculadas e com as entidades de classe ligadas ao agronegócio e que tenham interesse no melhoramento genético do rebanho, “sempre com a presença da ABCZ”, lembra Juscelino. “Faeg, Fetaeg, Sindileite e OCB ficarão a par com informações para futuro apoio ao programa”. A terceira e última etapa será a elaboração de uma proposta propriamente dita, destinada à Goiás.
O convênio para implantação do programa Pró-Genética foi assinado no último dia 06 de novembro, pelo presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, e o governador Alcides Rodrigues. Os pequenos e médios pecuaristas goianos terão acesso a linhas de crédito subsidiadas para adquirir animais reprodutores da raça zebuína para melhorar geneticamente o rebanho, com intuito de aumentar a produtividade de carne e leite.
O Programa foi lançado há um ano na cidade de Uberaba (MG), e tem por objetivo levar as técnicas para desenvolvimento genético em gado de corte e leite aos pequenos produtores do país. O Pró-Genética é realizado por meio de uma parceria entre os governos estaduais, a ABCZ e uma entidade financeira, no caso, o Banco do Brasil.
Paulo Martins ressalta a importância do Programa e o empenho do Estado em contribuir com o projeto. “O governo de Goiás e a Seagro apóiam o Programa e têm grande interesse em promover os pequenos agricultores e a relação deles com as entidades do setor. Estamos abertos ao diálogo e vamos intermediar as discussões com as instituições ligadas ao setor”.
Goiás é o segundo no país a demonstrar interesse. O pequeno produtor poderá contratar financiamento com prazo de oito anos para pagamento, com dois anos de carência, e juros que variam de 2% a 6%, apresentando média de 3%. Com isso, a intenção é popularizar os avanços dos trabalhos obtidos com desenvolvimento de genética, e beneficiar os milhares de pequenos produtores que são responsáveis pela manutenção da produção nacional.
Zebuínos - O gado Zebu é originário da Índia, chegou ao Brasil no início do século XX e hoje é responsável por quase 90% do rebanho. Entre as raças destacam-se Nelore, Bhraman, Gir, Tabapuã e outras. São animais empregados para corte e leite.