/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:0400; mso-fareast-language:0400; mso-bidi-language:0400;}
A Prefeitura de Rio Verde através da Superintendência de Juventude realizou na tarde desta quarta-feira, 20, mais um ciclo de palestras para os alunos do Programa Projovem Trabalhador.
O evento aconteceu no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues – FAR, e teve por objetivo motivar os alunos e passar instruções importantes para os jovens durante a busca por uma vaga no mercado de trabalho.
O início do evento contou com uma apresentação humorística do tipo stand up comedy, que visou relaxar a platéia para posteriormente iniciar as palestras oferecidas.
A primeira palestra foi ministrada pela coordenadora de inserção do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação (IPDE) Letícia Pontes Goulart, que falou sobre o processo seletivo e a inserção no mercado de trabalho. Pontuando aos alunos a necessidade do aperfeiçoamento técnico e a evolução dos conhecimentos para garantir o bom aproveitamento do trabalho em um mercado cada vez mais exigente. A segunda palestra ficou por conta de Flávia Oliveira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), abordando temas relacionados às oportunidades de estágio e forma de apresentação em uma entrevista de emprego.
“Temos o cuidado de fornecer dicas práticas para os alunos, para que eles possam usar esse aprendizado na luta por uma vaga de emprego. Estamos também utilizando o humor para descontrair os jovens, possibilitando uma melhor absorção do conteúdo”. Disse o superintendente de Juventude Ricardo Junior.
Ainda segundo Ricardo o nível de frequência dos participantes está em torno de 97%, demonstrando o grande interesse pelo aperfeiçoamento profissional. O programa tem ainda um lado social que reflete a importância do resgate da dignidade dos participantes, uma vez que através dos cursos, muitos podem conquistar sua independência financeira e resgatar seus valores básicos de ser humano que por um motivo ou outro foram deixados de lado.
O Superintendente destacou que 80% dos alunos são mulheres que por muitas vezes abandonaram os estudos para se dedicar a trabalhos domésticos, dessa maneira através do Projovem Trabalhador essas pessoas conseguem se aprimorar intelectualmente e logo podem contribuir com a renda familiar, garantindo assim uma melhor qualidade de vida à família.
Vale destacar que os instrutores demonstram um grande sentimento de satisfação em ajudar essas pessoas no resgate de sua dignidade social, integrando-os dentro da comunidade.
O auditório da FAR ficou lotado com os alunos do período vespertino do Projovem
Letícia Goulart do IPDE comenta sobre mercado de trabalho
Alunos atentos as dica e aconselhamento transmitidos nas palestras
A palestras ministradas aos jovens visam transmitir determinador conhecimento úteis para a disputa por um emprego