O prefeito Juraci Martins, acompanhado dos secretários municipais Heuler Cruvinel (Governo) e Marion Kompier (Agroindústria) e de alguns representantes classistas da Cidade, está seguindo na manhã desta quarta-feira, 03, para Brasília, aonde vai se encontrar com o presidente da Valec, Juquinha das Neves.
O objetivo do encontro é levar o resultado da reunião – promovida pelo Prefeito na última quinta-feira, dia 28 de janeiro, com toda a sociedade organizada de Rio Verde - ao presidente da empresa pública que tem a concessão para a construção e exploração da ferrovia norte-sul. Juraci Martins quer saber principalmente porque Rio Verde foi excluído do traçado da ferrovia, já que é uma das regiões mais produtoras do País e contribui com 1% da produção nacional de grãos. A comitiva retorna ainda hoje da viagem e o resultado deste encontro será divulgado em breve. Ferrovia Norte-Sul A integração ferroviária das regiões brasileiras será o grande agente uniformizador do crescimento autossustentável do país, na medida em que possibilitará a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro - com uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km², correspondendo a 21,84% da área territorial do país, onde vivem 15,51% da população brasileira - ao oferecer uma logística adequada à concretização do potencial de desenvolvimento dessa região, fortalecendo a infraestrutura de transporte necessária ao escoamento da sua produção agropecuária e agroindustrial. O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1550 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com Medida Provisória Nº , de 09 de maio de 2008, da Presidência da República, que incorporou o trecho Açailândia-Belém e Anápolis – Panorama ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 3.100 quilômetros de extensão. A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste, através das suas conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas. Inúmeros benefícios sociais estão surgindo com a Ferrovia Norte-Sul. A articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada por sua implantação está contribuindo para o aumento da renda interna e para o aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional. Além disso, promoverá a geração de divisas e abertura de novas frentes de trabalho, permitindo a diminuição de desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria significativa da qualidade de vida da população da região. Foto: Cairo Fagundes Prefeito mobiliza a sociedade e vai atrás de resposta sobre mudança de traçado da Ferrovia, que exclui Rio Verde