A parceria firmada entre a Secretaria de Educação com as polícias Civil e Militar, no início do mês, começou a surtir efeitos. A equipe da PM e da Polícia Civil visitaram, ontem à noite, dia 27, a EMEF Filadelfo Jorge – EJA e a EMEF Ana Maura Oliveira Jayme – EJA; as primeiras escolas a serem visitadas, dentro do programa Delegacia na Escola, que visa a segurança nas escolas, apoio aos professores e gestores, e segurança dos alunos e comunidade vizinha.
Os policiais, acompanhados da Secretária de Educação, Diones Rosária Pereira Lopes e com servidores da SME, conversaram com os professores, gestores e coordenadores; e após a conversa passaram de sala em sala para conversar com os alunos e apresentarem o novo projeto. A visita se baseou em orientar os profissionais de educação, aconselhar aos alunos, investigar casos de violência dentro da escola, e ouvir os professores sobre questões voltadas à segurança.
A Secretária de Educação afirmou ser um privilégio contar com o apoio da PM e da Polícia Civil para garantir a segurança nas escolas, e evitar a violência. “Se a escola vai bem, a Secretaria de Educação também vai bem”, completou a professora. Já Liduína Vieira, coordenadora do Núcleo Pedagógico na SME, também presente na visita, disse estar muito feliz por poder levar às escolas, pessoas que realmente podem ajudar.
Dr. Maurício Antônio de Oliveira, Delegado, responsável pelo expediente da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil e pela Delegacia de Apuração de Atos Infracionais de Rio Verde, se colocou à disposição dos professores e gestores, e ressaltou que a intenção destas visitas é estreitar o laço entre a escola e a Polícia. Ainda garantiu que toda semana realizará visitas nas escolas do EJA à noite, e demais unidades escolares durante o dia. Será feito um rodízio com o objetivo de atender todas as escolas da rede municipal.
Os gestores, professores e coordenadores se demonstraram muito satisfeitos com a visita e afirmaram se sentirem seguros com a concretização deste novo projeto. Tarciso Mesquita Santiago, diretor na EMEF Filadelfo Jorge, ressaltou que acredita que está etapa será muito produtiva para a Educação de Rio verde.
Fotos: Danielle Meireles
Equipe da Educação acompanhou as Polícias Militar e Civil em visita na EMEF Ana Maura Oliveira Jayme
Alunos da EMEF Filadelfo Jorge atentos a conselhos das Polícias Civil e Militar