No início dessa semana o secretário Fausto Emillio Capparelli esteve com os presidentes de Bairros de Rio Verde. A reunião teve como objetivo a discussão dos locais para a implantação do projeto que está sendo desenvolvido pelo departamento de projetos da Secretaria de Juventude, Ciência e Tecnologia e que será enviado para Brasília na próxima sexta, 8 de novembro.
O projeto de Esporte e Lazer da cidade (PELC) é uma proposta do governo Federal através do Ministério do Esporte para estimular a convivência social e a formação de lideranças comunitárias, além de favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. Criado no ano de 2003 o projeto atende cerca de 400 pessoas em cada núcleo.
Para Rio Verde, cidade com mais de 200 mil habitantes, a expectativa é de que sejam criados de quatro a seis núcleos, como prevê o edital do PELC. A redação do projeto é de responsabilidade da Doutora Reíssa Vilela Alves, que desde o início do mês, realiza um extenso trabalho de pesquisa, que incluiu visita à sede do Ministério do Esporte em Brasília.
A proposta elaborada pela SEJUCIT será submetida a avaliação, análise e seleção de equipe técnica composta de técnico e colaboradores da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. O resultado provisório está previsto para o dia 25 de novembro e a homologação do resultado final deve ser publicado no dia 16 de dezembro. Se o município for contemplado, o projeto começa a ser estruturado, para entrar em vigor no início de 2014.