A Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) Água Mansa Coqueiros desenvolveu de maio a agosto deste ano, o projeto Preservando o Meio Ambiente. O programa ressaltou a importância dos atos individuais na preservação ambiental, dando foco à abordagem do letramento e os gêneros textuais de forma diversificada, para isso foram trabalhadas diversas atividades dentro das disciplinas, incluindo reportagem, entrevista, poesia, história em quadrinhos, rimas, música, teatro e maquetes a partir do reaproveitamento dos materiais.
A professora do 3º ano, Ghildda Canale expôs que o tema é muito relevante, principalmente aos alunos que estão no meio rural. “É preciso que eles saibam preservar o meio ambiente e promover um mundo mais sustentável e saudável. Os estudantes começaram a monitorar um ao outro e relataram que mudaram os hábitos em casa, conscientizando familiares e compreendendo a importância dos processos. Havia crianças que não eram alfabetizadas e que aprenderam a ler e escrever dentro do contexto”, ressaltou. A aluna, Franciele Medeiros de 12 anos, contou que aprendeu a cuidar do meio ambiente e melhorou o desempenho na escola. “Gosto de ler e escrever, minha leitura e escrita melhoraram depois do projeto”, afirmou. Saleti Goulart, de oito anos disse que gostou muito de aprender mais sobre reciclagem e participou de uma peça teatral que ensinou a importância das plantas na natureza. “Precisamos cuidar do meio em que vivemos”, destacou. Para a professora do 4º e 5º ano da sala multisseriada, Márcia Salustiano, as crianças aprenderam, foram motivadas na leitura e escrita e de maneira espontânea e natural a aprendizagem foi garantida. “O projeto funcionou como elos de uma corrente, remetemos uma série de assuntos como conscientização e responsabilidade e podemos observar diversos pontos que talvez anteriormente os alunos não percebiam”, enfatizou. A programação de encerramento contou com uma série de apresentações e mobilizou toda a unidade escolar. Foto: Jéssica Bazzo Professora confere trabalho de estudante