O esporte é uma atividade que envolve as crianças, está diretamente ligado à educação e ainda desperta os alunos a se profissionalizarem, a fim de se tornarem atletas de sucesso. Com o objetivo de diversificar as atividades esportistas envolvendo os estudantes da rede municipal de ensino, a equipe da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), por meio da coordenação de Projetos, reiniciará a partir desta semana as atividades do Projeto Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos, com muitas novidades e ampliação das atividades. As inovações permitem que as crianças escolham a atividade que mais chame a sua atenção, para participar no período do contraturno.
Serão inseridas nesta semana as atividades do eixo de esportes nas seguintes modalidades: Natação, Basquete,Vôlei, Futebol de Campo, Handebol, Futsal e Xadrez. “Estamos atendendo 840 crianças com atividades realizadas na escola e em pólos, tendo como parceria a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a Diretoria de Desporto e Lazer, Clube Fênix, Água, Escola de Atletismo JP e Dona Gercina,” destaciy a professora Rosária Pereira Lopes Mendonça. De acordo com os profissionais envolvidos no projeto, a meta é fechar o mês de março atingindo cerca de 4 mil alunos no eixo de esporte. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Selva Campos Monteiro, um dos pólos do projeto, a professora de teatro realizou testes com os estudantes, a fim de selecionar os melhores para atuação em peças teatrais. Segundo ela, o momento foi de adrenalina. “Os estudantes tiveram que estudar durante uma semana o poema “Teus filhos”, de Khalil Gibran, para começar a apresentar,” disse a professora Rejane Moraes. Atenta à apresentação dos alunos, a educadora explicou que este é um momento de descoberta de talentos, sendo que não basta ter o dom, mas é preciso também se identificar com a atividade teatral. A professora Rejane realiza o trabalho durante o ano todo, preparando as crianças e, segundo ela, os resultados estão sendo satisfatórios. O que também é responsável pelo sucesso do projeto são as parcerias que permitem a prática esportiva. Sobrinho “A AABB estava com disponibilidade de horário e não hesitamos em fazer essa parceria com a Prefeitura, pois sabemos que aqui as crianças estarão aprendendo com os profissionais da área, incentivando já infância, a prática esportiva,” disse o presidente da AABB, Ivanoi Imolesi. A aluna Isabelle de Lima Parreira contou como foi o primeiro dia de aula de voleibol. “Participar da aula de voleibol é muito legal. Acho um esporte ótimo e meu sonho é ser uma atleta.” Executar essa proposta de envolver os alunos com o esporte foi uma ação necessária, conforme explica o coordenador de Educação Física, professor Alexsandro Silva Mateus. “Graças à parceria com a AABB, esse ano estamos atendendo cerca de 90% dos alunos e as expectativas são as melhores.” Pollyanna Gomes de Souza, mãe de uma das alunas, relata a importância da inserção da filha no vôlei. “Não tive as mesmas oportunidades que minha filha, por isso quero que ela aproveite ao máximo. Ela se interessou pelo esporte e, sempre que possível, a acompanhareis nos treinos. É muito bom poder contar com essa atividade no contra turno. Minha filha irá aprender cada vez mais.” Fotos: Tanabi Fedrigo Por meio do projeto, dezenas de alunos participam de atividades esportivas no contraturno Vôléi está entre as modalidades oferecidas AABB é parceira da Prefeitura na execução do Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos Aluna recebe orientação para o saque