Pensando no futuro das crianças e na importância da família e da vida social de cada um, o Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Carminda de Castro está desenvolvendo o projeto “Afeto e respeito eu aprendo, logo sinto”, na unidade de ensino. Conforme explicam os educadores da rede, cultivar a afetividade em um ambiente de aprendizagem é um exercício contínuo de amor com o outro, no ato generoso e humilde de transferências de informações para as gerações de novos conhecimentos.
Durante a tarde desta quarta-feira, 29, na referida unidade infantil, os professores desenvolveram com as crianças várias atividades do projeto, que tem como objetivo geral estimular as crianças nas relações cotidianas, assim como o respeito, a afetividade o companheirismo e o carinho com os colegas, buscando mudanças de atitudes comportamentais no ambiente familiar e social.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CMEI, professora Divina Martins de Paulo, o intuito do projeto é resgatar valores que estão quase instintos. “Atualmente, com a internet, as crianças não têm mais aquele mesmo afeto que tinha pelos pais. Só querem ficar no computador o tempo todo e o que queremos é mostrar para eles, agora desde pequenos, que o carinho, o afeto da família é mais importante que tudo.” Segundo ela, a socialização entre os colegas e também com os orientadores também é notória.
A orientadora Rosynei da Silva Pinheiro desenvolveu com sua turma a atividade do afeto. Todos recebiam uma folha que tinha escrito um tipo de afeto, como, carinho, aperto de mão, beijo no rosto, abraço. Para a professora, a atividade mostra aos alunos a importância de se relacionar afetivamente tanto no ambiente escolar como familiar. “A dinâmica visou estimular as crianças a desenvolverem grandes valores, como um simples aperto de mão,” disse a orientadora.
Já Maria Lucia Santos, também orientadora, aplicou para sua turma a brincadeira do amigo secreto. A criança pegava um nome dentro uma da latinha e, em seguida, a orientadora falava com quem ele tinha saído. Logo, o aluno então se dirigia até o amigo secreto e dava um forte abraço. “Meu objetivo com esta atividade foi mostrar o quanto o abraço é importante e prazeroso. Além disso, estamos no início do ano e foi uma forma deles se conhecerem melhor e ganhar mais intimidade. Eles adoraram,” contou.
Por fim, as brincadeiras terminaram com a dinâmica da orientadora Divina Martins de Paulo, que vendava os olhos de uma criança, que tinha que descobrir quem era a outra apenas com o toque. “A brincadeira propiciou verificar se elas realmente são capazer de se conhecer apenas com o toque, um gesto de carinho.”
Fotos: Tanabi Fedrigo
Crianças divertem-se com atividades diferenciadas
Dinâmicas diversas atraem a atenção da meninada e estimula o resgate de valores fundamentais