A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria da Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), mediante à EMEF Selva Campos Monteiro está desenvolvendo o projeto “Quanto mais nutritivo melhor”, uma ação pedagógica integrante do Programa Agrinho, sob a temática “saber atuar para melhorar o mundo” na perspectiva da alimentação saudável e meio ambiente, através de uma parceria de acadêmicos do Curso de Agronomia do IF Goiano, envolvendo alunos da unidade escolar do turno vespertino.
O trabalho faz parte da disciplina de Ciências, dirigido pela professora Marta Régia de Lima, interdisciplinarizado com Geografia, (professora Bianca de Oliveira); Matemática, (professora Andressa Andrade); Português, (professora Oroneida José Soares), apoiadas pela gestora Betânia Araújo e a coordenadora Sônia Maria Borges. E contempla ações experimentais como a Horta Escolar com canteiros de batata doce, repolho, beterraba, cenoura, couve e cebolinha, atividade que enriquece a merenda escolar e aprimora o gosto pelo consumo de produtos naturais, incentivando o plantio da horta caseira.
Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se preparar a terra, com esterco orgânico, plantar de mudas, regar as hortaliças, tirar as pragas; acompanhar seu crescimento. O programa também possibilitou estudo teórico em sala, discussões sobre cama de frango e esterco de vaca; gráfico da pirâmide alimentar de preferência dos pais e das crianças, contendo os vegetais, frutas e verduras; degustação de sucos naturais degustação de saladas tropicais, legumes e verduras e lançamento de um livro de receitas com os produtos da horta. A gestora da unidade, Betânia Araújo, destacou que o objetivo do projeto é criar uma nova cultura nutricional, interferindo na qualidade de vida dos alunos. Para o secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, o projeto facilita a aprendizagem significativa das crianças, aprimora o gosto pela alimentação saudável e valoriza a diversidade dos produtos da região.
Fotos: Tanabi Fedrigo
O projeto visa despertar nos alunos o gosto por produtos naturais
Professoras trabalham em parceria para desenvolver o programa