Atualmente o Iparv possui 106 Médicos especialistas e 35 Odontológosprontos para atender os servidores municipais. Entre as especialidades estão Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Médica, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia e Urologia.
Como o leque de especialização da medicina é extenso, algumas especializações não são encontradas diretamente no Iparv. Mas segundo o superintendente, Fagner dos Santos, caso um conveniado precise de atendimento de especialista é credenciado no Iparv, o usuário poderá receber uma ajuda de custo com os gastos que teve com esse tipo de atendimento. Para isso é necessário apresentar nota fiscal ou recibo do profissional junto à diretoria de saúde para instruir processo administrativo. Os valores são estabelecidos nas tabelas praticadas pela rede credenciada e aprovados pelo Conselho Gestor do Iparv. O percentual do reembolso vai de acordo com o tipo do segurado, em caso de titular 80%, dependente 60% e agregado 50%.Para se consultar com um especialista não é necessário passar em um clinico geral. “Atualmente é muito comum o paciente ir direito ao especialista, ficando ao critério do usuário qual atendimento procurar de acordo com sua necessidade. mas às vezes é preciso passar por um clínico geral para que seja conhecido o pré-diagnóstico e a partir daí o encaminhamento é devidamente realizado,” ressalta Fagner dos Santos.
Segundo o superintendente o tempo para marcar consultar um especialista não é demorado. São estabelecidos horários e dias de atendimento e toda rede credenciada tem seu atendimento em horário normal.
Como muitas pessoas confundem o valor das consultas o superintendente explica que no Iparv não existem valores diferenciados em consultas, pois as taxas são definidas por tabelas aprovadas pelas entidades médicas, clínicas e ambulatoriais respectivas e adotadas pelo Iparv mediante aprovação pelo Conselho Gestor.