Com reuniões mensais e um grande número de participantes, o Fórum de Responsabilidade Socioambiental realizado em Rio Verde alterna, a cada edição, os temas entre social e ambiental. Com o objetivo de debater assuntos voltados para as questões sociais de Rio Verde, nesta edição, a pauta será o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O evento será realizado na próxima quinta-feira, 26, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv).
Segundo informou o conselheiro tutelar, Mauro Nogueira, é preciso que haja maior divulgação do projeto, para que se consiga mais adesões e, consequentemente, um maior número ações sociais possa ser realizado em Rio Verde. “Para ajudar, o contribuinte pode destinar parte do seu imposto de renda a este fundo. É simples, fácil e rápido”, garantiu.
Um programa recém-lançado pela Associação de Deficientes Físicos de Rio Verde (Adefirv) envolve a inclusão digital para deficientes auditivos e visuais e foi idealizado graças a verbas federais destinadas ao FMDCA. Para que projetos como este se amplie e atinja um número cada vez maior de pessoas, a Prefeitura, uma das mantenedoras do Conselho Tutelar, tem dado respaldo a todos os projetos e não mede esforços para, através da Secretaria de Promoção Social, contribuir para beneficiar as classes minoritárias da Cidade, mediante aos mais de 30 programas de que dispõe.
Entretanto, mais do que contar com o apoio do Poder Público Municipal, conforme ressaltou o Conselheiro, é preciso maior conscientização de todos os segmentos da sociedade. “Queremos contar também com empresários, líderes classistas, representantes de associações e entidades, ONGs, entre outros. Só assim, ampliando nossa gama de parceiros conseguiremos resultados cada vez mais satisfatórios,” resumiu.
Neste sentido, Mauro Nogueira faz questão de convidar toda a população para participar do Fórum. “Mais do que debater os assuntos pertinentes a questões sociais, o evento é uma oportunidade de conhecer mais sobre como ser um voluntário nestas ações ou até mesmo contribuir financeiramente para concretização de projetos,” finalizou.