Foi realizada na última terça-feira, 25, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), a 4ª Reunião do Fórum Goiano de Educação Infantil. A coordenadora do Ensino Infantil, Olinda Monteiro e a coordenadora de núcleo da educação infantil, Liduina Arantes estiveram presentes representando a Secretaria Municipal de Educação (SME).
O encontro teve por objetivo promover debates a respeito das diretrizes que envolvem a educação infantil, continuar os estudos sobre o Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae/2014) e ampliar as discussões sobre a formação de professores, especialmente no que tange o ensino infantil.
O evento contou com a presença de 32 representantes de municípios goianos, e além de abordar as reuniões da Conae municipal e intermunicipal realizadas até o momento, promoveu uma palestra com a professora Ivone Garcia Barbosa que ministrou o tema: Formação de professor em diferentes contextos, desafios, perspectivas e experiências formativas na educação infantil.
A coordenadora de núcleo da educação infantil, Liduina Arantes, reconhece que o debate é amplo e reforça que ninguém procura profissionais sem qualificação. "É preciso formar e capacitar as profissionais que trabalham dentro da sala de aula, especialmente com as crianças, em pleno desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social", observou.
Na oportunidade, as representantes da SME entregaram um ofício, solicitando a realização de dois cursos oferecidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (Nepiec- FE/UFG) e as fichas de pré-inscrição dos professores da rede pública municipal de ensino interessados pelos cursos.