O grupo de adesão ao tratamento antiretroviral é um processo que acontece toda última quarta feira do mês desde o ano de 2007 e é exclusivo ao paciente portador do HIV/Aids e familiares.
O grupo é obrigatório para que se tenha continuidade e é uma exigência do Ministério da Saúde. O grupo é realizado por todos os profissionais da equipe multiprofissional do Programa Municipal de DST/Aids. São atividades educativas e de lazer com o objetivo de melhorar o processo de adesão do paciente ao tratamento e principalmente à vida, não é só garantir que o paciente tome a medicação, mas que procure desenvolver qualidade de vida resgatando a harmonia dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
O grupo atualmente é coordenado pela nutricionista Ludmila de Paula Czader com a co-participação de todos os profissionais da equipe e participação de convidados quando necessário para a realização das atividades educativas e de lazer. Cada mês um profissional da equipe realiza a atividade. “Vale lembrar que a Aids é uma doença de caráter crônico, então a adesão ao tratamento deve ser para a vida toda”, conta a psicóloga do programa, Luciana Martins Moraes.