A Secretaria de saúde por meio da Atenção Domiciliar e Núcleo Educação Permanente em Saúde, promoveram durante todo o dia de ontem,(17), no auditório da Universidade de Rio Verde (UniRV), o I Encontro Municipal da Rede de Atenção à Saúde sobre Atenção Domiciliar.
Participaram todos os profissionais da secretaria de saúde e rede de Atenção à Saúde do município: Hospital Municipal Universitário (HMU) , Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipes de Atenção Básica (EAB), Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde da Família (NASF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), HPDG Hospital Presbiteriano Dr. Gordon (HPDG), Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO), MAB e Complexo Regulador. Marcaram presença professores, acadêmicos e coordenadores de cursos universitários e técnicos relacionados à saúde (UNIRV, IUESO e SENAC).
O encontro teve como objetivos: compreender o conceito de atenção domiciliar bem como os responsáveis por sua execução no âmbito da Rede de Atenção à Saúde municipal; conhecer o Programa Melhor em Casa, seus objetivos e atribuições; entender a classificação em modalidade AD relacionada ao grau de complexidade do paciente com indicação de cuidados de Atenção Domiciliar; conhecer o fluxograma e as normas de funcionamento; conhecer os passos para encaminhamento do paciente da Atenção Básica, das unidades hospitalares e de pronto atendimento ao Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD; entender os critérios de elegibilidade, admissão, permanência, desligamento e alta do - SAD.
A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção á saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.
Texto: katheryne Ataídes
Fotos: Donizete Carvalho